Investimentos em capacitação profissional para o turismo da Bahia devem chegar a R$ 17 milhões. diz secretário estadual Domingos Leonelli

Os investimentos do Governo da Bahia em capacitação profissional e empresarial voltadas para o turismo devem chegar a R$ 17 milhões no fim deste ano. A informação foi dada pelo secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, durante seminário voltado para micro e pequenos empresários do setor, realizado no Teatro Casa do Comércio, nesta quinta-feira (04/03/2010), em Salvador.

O evento, que reuniu mais de 600 pessoas, entre proprietários de bares, restaurantes, pousadas e empresas de transporte da capital e municípios que fazem parte do entorno, discutiu também assuntos como a legalidade das empresas, a importância do Cadastur e as tendências de mercado no setor.

Leonelli debateu temas como os efeitos da baixa estação para os micro e pequenos empresários e também destacou a importância da qualificação. Até 2006, os aportes anuais para a capacitação de empresários e profissionais do turismo eram de até R$ 500 mil anuais. Desde 2007, o governo já destinou R$ 15 milhões para a finalidade e até o fim do ano os beneficiados na capital e interior somarão 20 mil pessoas.

Ainda este ano, cerca de 9 mil trabalhadores do setor de turismo participarão de cursos com até 200 horas de duração. Serão oferecidas capacitações para garçons, camareiras, guias de turismo, cozinheiros, recepcionistas, entre outros profissionais. Os cursos serão divididos em quase 400 turmas.

Um dos participantes do Projeto de Qualificação Empresarial para Salvador e Entorno, que está sendo executado por meio de uma parceria com o Sebrae é o experiente empresário Clarindo Silva. O proprietário de um dos restaurantes mais conhecidos do Centro Histórico da capital baiana ressaltou a importância dos cursos. “Temos que nos reciclar, pois os clientes estão cada vez mais exigindo bons serviços”, afirma.

Para o diretor do Sebrae, Richard Alves, a visão empresarial dos gestores deve ir mais além. “O empresário precisa democratizar o acesso ao conhecimento e passar a inscrever os seus colaboradores nestes cursos de capacitação e este processo já tem dado um grande avanço”, avalia.

Mercado Regional

Na primeira parte do evento, o consultor de turismo e professor universitário, Mário Petrocchi, destacou as principais tendências e aspectos importantes do setor. Em palestra voltada para o público formado por operadores, agentes, transportadores, guias e gestores, ele lembrou que é preciso criar produtos para o mercado interno.

Para Petrocchi, os operadores devem ficar atentos aos estados e cidades mais próximas, uma vez que, segundo ele, o fator distância exerce grande influência nas decisões de viagem. “Tem de pensar em quem está aqui, na formulação de pacotes rodoviários, naquelas pessoas que viajam de carro, pois isso pode ser um importante antídoto contra a baixa estação”, prevê.

Segundo dados da Fipe, cerca de 4,5 milhões de baianos viajaram pelo próprio estado em 2008. Além disso, do fluxo total de 9 milhões de turistas que circulam pela Bahia, mais de 90% são brasileiros.

Pensando nisso, o empresário Paulo Argolo, já se dedica há mais de duas décadas em eventos regionais para atrair turistas para o Litoral Norte do Estado, durante os períodos de baixa temporada. “São atividades culturais que interessam ao público, sobretudo as pessoas que moram aqui no Estado”, conta.

Entre os eventos organizados por Argolo estão o Festival de Jazz de Praia do Forte e o Festival Holístico de Imbassaí, que ocorreu em novembro do ano passado, na localidade de Imbassaí, também no Litoral Norte baiano.

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