Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 15 de março de 2010

Antônio José Larangeira.Antônio José Larangeira.

Aumentam vôos internacionais

De janeiro de 2007 a março de 2010, o número de vôos internacionais ligando a Bahia à cidades da Europa, América do Sul e América do Norte cresceu 100%, passando de 14 para 28 frequências semanais. A principal conquista, de acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, foram os sete voos semanais da American Airlines que ligam Salvador à cidade de Miami, nos Estados Unidos.

A rota fez com que o número de desembarques norte-americanos saísse de uma média de 2,6 mil, medida entre os anos de 2003 e 2007, para 15 mil em 2008, numa variação de 334%. Segundo dados da American Airlines, os desembarques verificados no ano passado chegaram perto dos 20 mil, número 31% maior que o medido no ano anterior. Números da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe – apontam que os norte-americanos representam 12% dos 514 mil estrangeiros que visitam a Bahia.

Venda de camarotes

A Elite e a M4 já estão com seu stand montado no Boulevard Shopping para venda de camarotes da micareta de Feira de Santana que acontece em abril próximo . Aliás, os camarotes este ano por sugestão da Secretaria de Esporte e Lazer terá mudanças que muito beneficiarão os adquirentes de camarotes e ao publico pipoca.

Pesquisador da Aula Magna

O professor da Unicamp e doutor em História Social, Edmundo Fernandes Dias, profere Aula Magna na Universidade Estadual de Feira de Santana no dia 22 de março, abertura deste semestre, quando abordará o tema Educação e Hegemonia. Edmundo Fernandes Dias é pesquisador da obra gramsciana, que aponta para uma reflexão em torno da questão da hegemonia, procurando analisá-la sob o ponto de vista da elaboração de uma nova civilização.

Neste sentido, enfatiza que a hegemonia decorre da possibilidade que uma classe fundamental (subalterna ou dominante) tenha de elaborar sua visão de mundo que diferencie e contraponha-se às demais classes, e que assim seja capaz de estruturar o campo de lutas e determinar as frentes de intervenção articulando alianças. Sindicalista, desempenhou atividades no Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) como secretário-geral e secretário de relações internacionais.

Teatro

Graxeira Graças a Deus” é o espetáculo que está de volta e nesta oportunidade como convidado especial o ator Lyu Arisson, da minissérie OPAIÓ, da Rede Globo de Televisão. Segundo o teatrólogo Marcio Scherrer, o evento estará em cartaz no Teatro Margarida Ribeiro, esta semana.

Mulheres pintoras

Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, a Matiz Cores e Tintas anunciou a realização do seu primeiro curso de Pintura de Paredes para formar Mulheres Pintoras. A iniciativa da empresa acontece em um momento propício, agregando resultados à Lei de autoria do vereador Ângelo Almeida – sancionada recentemente pelo prefeito Tarcízio Pimenta –, que garante a contratação de 10% da mão de obra da construção civil formada por mulheres.

A realização do curso ajudará a formar profissionais qualificadas nas áreas de pintura de paredes, aplicação de texturas, vernizes e pintura de efeitos especiais, gerando mais oportunidades e garantias de trabalho. “Investir na formação de mulheres pintoras faz parte da filosofia da empresa em contribuir com a sociedade na qual estamos inseridos e por enxergarmos nas mulheres, os cuidados e comprometimento necessários para contribuir com um mundo melhor através das cores”, explica o diretor da Matiz, Carlos Alberto Pereira. O curso de Mulheres Pintoras é gratuito e as inscrições já estão abertas para a formação da primeira turma em Feira de Santana e na seqüência será levado para as outras cidades onde a Matiz está presente, contribuindo com a vida de seus clientes.

O Flu e sua torcida

Como sempre cheio de surpresas, o Fluminense venceu o ultimo jogo contra o Camaçari, goleando na virada do relógio e nos descontos. Lamentável, foi a presença pequena da sua torcida em pouco mais de dois mil expectadores, num clube esportivo que tem a maior torcida do interior baiano. O que se precisa é mais torcedores no Estádio Alberto Oliveira torcendo e não depredando ônibus e fazendo arruaças.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia. Com. Br

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]