Aniversário de Salvador será comemorado no Centro Histórico e nas Bibliotecas

Fundação Pedro Calmon (FPC), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), preparou uma programação especial em comemoração aos 461 anos da cidade de Salvador. Serão inúmeras atividades, como exposições, palestras, exibição de documentários, apresentações artísticas e muito mais.

A exposição já está em cartaz na galeria da Praça Pedro Arcanjo, e fica até o dia 31 de março de 2010, com visitação gratuita. No mês de abril, as fotos serão exibidas na Biblioteca Pública do Estado (Barris). No dia 29 de março, um grupo de historiadores levará estudantes de escolas públicas e de projetos sociais para uma visita ao Centro Histórico da Cidade.

Os jovens receberão informações importantes sobre locais fundamentais para a história da cidade, como a Praça Castro Alves, Elevador Lacerda, Palácio Rio Branco, Terreiro de Jesus, entre outros. Além disso, a visita incluirá o Museu Afro-Brasileiro, localizado na Faculdade de Medicina, e a Praça Pedro Arcanjo, onde a FPC preparou uma exposição que retrata o desenvolvimento da cidade.

A exposição Reviver Salvador: 461 anos reúne fotografias e imagens dos séculos XVIII, XIX e XX, e apresenta o desenvolvimento urbano da cidade. Os visitantes poderão conhecer as primeiras versões do Palácio Rio Branco e Elevador Lacerda, as obras de urbanização dos bairros da Barra, Rio Vermelho e Bonfim e avenidas como Sete de Setembro, sem a intensa movimentação de carros e pessoas dos dias de hoje. As imagens são do acervo da Biblioteca Pública do Estado, localizada nos Barris, e foram organizadas pelo historiador Francisco Mota

As bibliotecas Pública do Estado da Bahia, Juracy Magalhães Jr., no Rio Vermelho, Thales de Azevedo, no Costa Azul, Anísio Teixeira, no São Bento, e a Biblioteca de Extensão também preparam uma programação repleta de atividades em comemoração ao aniversário de Salvador. Dentre elas, a exposição Soteropolitanas, da fotógrafa profissional Rejane Carneiro, a exibição do documentário (Per)Cursos Patrimoniais, do arquiteto Francisco Senna, e a palestra musical com o cantor e arte educador Carlos Antonio Barros de Oliveira, comemorando o aniversário da Cidade. Todas as atividades são gratuitas.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário