Allawi vence as eleições iraquianas, começa a formação de coligações

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O partido Iraqiya do ex-primeiro-ministro Ayad Allawi foi declarado vencedor das eleições do Iraque em resultados preliminares. anunciou sexta-feira. Allawi agora deve se concentrar em encontrar parceiros de coligação.

O partido Iraqiya secular do ex-primeiro-ministro Ayad Allawi começou a formação de coligações, após os resultados eleitorais preliminares indicam que havia conquistado duas cadeiras a mais do que o actual Primeiro-ministro Nuri al-Maliki. Mas as negociações poderiam ser divisionista.

Iraqiya ganhou um total de 91 assentos no parlamento de 325 lugares, deixando para trás o Estado de Maliki, da Lei da Aliança, que ganhou 89 cadeiras segundo os resultados preliminares de 100 por cento dos votos, emitido pela comissão eleitoral do Iraque na sexta-feira.

O xiita iraquiano Aliança Nacional ganhou 70 cadeiras, eo partido Kurdistania da região autônoma curda do Iraque, ganhou 43 assentos.

Coligação, mas não necessariamente de consenso

Mas Iraqiya não ganhou uma maioria absoluta, por isso deve construir uma coalizão entre os vários partidos religiosos e étnico. Allawi disse que vai estender seu “as mãos eo coração” para todos os grupos.

“Para todos que querem e desejam participar na construção do Iraque, vamos juntos enterrar o sectarismo político e regionalismo político”, Allawi disse à televisão iraquiana.

Isso poderia ser mais fácil de dizer do que fazer. Al-Maliki se recusou a aceitar os resultados da eleição de 7 de março, depois de ter anteriormente convocada para uma recontagem manual à luz de supostas irregularidades na contagem dos votos.

“Os resultados das eleições não são definitivos”, disse al-Maliki, disse em uma conferência de imprensa em Bagdá na sexta-feira.

Os resultados devem ser certificadas por um tribunal iraquiano, antes de poderem ser declaradas final, um processo que vai levar cerca de duas semanas. Partidos têm três dias para apresentar reclamações a ser investigada pela Comissão Eleitoral.

Allawi também está em uma linha do tempo. Ele tem 30 dias para construir uma coalizão, incluindo, pelo menos, 163 dos assentos do Parlamento. Se ele falhar, o presidente do Iraque irá nomear o chefe de um outro partido para tentar formar um governo.

Sucesso eleitoral

A eleição foi considerada um sucesso pelos observadores internacionais, com o enviado das Nações Unidas Ad Melkert saudando-os como “credível”. Os Estados Unidos ofereceram parabéns, salientando que os observadores não tivessem registado quaisquer incidentes de fraude generalizada.

“Este é um marco significativo no desenvolvimento democrático em curso no Iraque”, disse o porta-voz do Departamento PJ Crowley.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112953 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]