Aiea diz que Irã ainda precisa cooperar sobre questão nuclear

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Aiea diz que Irã ainda precisa cooperar sobre questão nuclear.
Aiea diz que Irã ainda precisa cooperar sobre questão nuclear.

Diretor-geral da Aiea afirmou que os iranianos devem esclarecer questões relacionadas a possíveis dimensões militares do programa nuclear do país; ele disse que pediu ao Irã para tomar medidas para a plena implementação do Acordo de Salvaguardas como um assunto de alta prioridade.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Yukyia Amano, disse que não pode confirmar se todo o material nuclear do Irã é para fins pacíficos já que o país ainda precisa fornecer a cooperação necessária à Aiea.

Em pronunciamento ao Conselho Diretivo da agência da ONU nesta segunda-feira em Viena, na Áustria, Amano afirmou que os iranianos devem aplicar resoluções do órgão e do Conselho de Segurança e esclarecer questões relacionadas a possíveis dimensões militares do programa nuclear.

Medidas

O diretor-geral da Aiea disse que pediu ao Irã para tomar medidas para a plena implementação do Acordo de Salvaguardas e outras obrigações como um assunto de alta prioridade.

Ele ressaltou que a agência continua a verificação de desvio de material não-declarado.

Amano afirmou que a proposta feita ao Irã em outubro de 2009 continua aberta. Na época, a Aiea sugeriu o enriquecimento de urânio iraniano no exterior, em países como a Rússia e a França.

Síria

Yukyia Amano afirmou ainda que a Síria não coopera com a Aiea desde junho de 2008 devido a questões não resolvidas sobre o centro de Dair Alzour e outros locais.

O diretor-geral fez um apelo para os sírios fornecerem acesso a informações relevantes para que a agência possa confirmar se o material nuclear do país é para fins pacíficos.

Ele ressaltou também que a Coréia do Norte cessou qualquer colaboração desde abril do ano passado e que a Aiea não tem como implementar ou monitorar o programa do país.

*Com informações da Rádio ONU

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121677 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.