

Diretor-geral da Aiea afirmou que os iranianos devem esclarecer questões relacionadas a possíveis dimensões militares do programa nuclear do país; ele disse que pediu ao Irã para tomar medidas para a plena implementação do Acordo de Salvaguardas como um assunto de alta prioridade.
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Yukyia Amano, disse que não pode confirmar se todo o material nuclear do Irã é para fins pacíficos já que o país ainda precisa fornecer a cooperação necessária à Aiea.
Em pronunciamento ao Conselho Diretivo da agência da ONU nesta segunda-feira em Viena, na Áustria, Amano afirmou que os iranianos devem aplicar resoluções do órgão e do Conselho de Segurança e esclarecer questões relacionadas a possíveis dimensões militares do programa nuclear.
Medidas
O diretor-geral da Aiea disse que pediu ao Irã para tomar medidas para a plena implementação do Acordo de Salvaguardas e outras obrigações como um assunto de alta prioridade.
Ele ressaltou que a agência continua a verificação de desvio de material não-declarado.
Amano afirmou que a proposta feita ao Irã em outubro de 2009 continua aberta. Na época, a Aiea sugeriu o enriquecimento de urânio iraniano no exterior, em países como a Rússia e a França.
Síria
Yukyia Amano afirmou ainda que a Síria não coopera com a Aiea desde junho de 2008 devido a questões não resolvidas sobre o centro de Dair Alzour e outros locais.
O diretor-geral fez um apelo para os sírios fornecerem acesso a informações relevantes para que a agência possa confirmar se o material nuclear do país é para fins pacíficos.
Ele ressaltou também que a Coréia do Norte cessou qualquer colaboração desde abril do ano passado e que a Aiea não tem como implementar ou monitorar o programa do país.
*Com informações da Rádio ONU