Aeronáutica entrega parte de documentos da ditadura que dizia ter destruído

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Após quatro anos de pressão do governo, a Aeronáutica entregou ao Arquivo Nacional uma parte dos documentos secretos que produziu durante a ditadura militar, informou O Estado de S. Paulo. O jornal ressalta que, como a própria Aeronáutica informara anteriormente que esses itens haviam sido destruídos, fica mais forte a suspeita de que as Forças Armadas ainda mantêm escondidos papéis relacionados ao período.

O arquivo reúne 189 caixas, com 50 mil papéis de 1964 a 1985, incluindo informações sobre Ernesto Che Guevara, Fidel Castro e Carlos Lamarca, diz o Estadão. No acervo estão fichas pessoais, relatórios de monitoramento, segredos diplomáticos, instruções a militares e documentos sobre a Guerrilha do Araguaia.

Mas, segundo o jornal, “há indícios de que registros importantes tenham sido retirados antes de efetivada a entrega”, no dia 3 de fevereiro.

Em 2006, a Aeronáutica negou que tivesse documentos relacionados a persequições políticas durante a ditadura. Os papéis só apareceram depois que o Ministério Público Militar cobrou informações sobre a destruição de papéis secretos – pois o Governo Federal havia exigido a entrega de todos os arquivos da ditadura.

Embora a notícia tenha sido comemorada, a Aeronáutica também foi criticada por omitiressas informações durante tanto tempo. Além disso, parte da documentação pode estar faltando.

Os documentos entregues, ainda em fase de catalogação, não estão disponíveis para consulta.

Leia +

Bolívia anuncia abertura de arquivos da ditadura militar (Centro Knight)

*Com informações do Centro Knight

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108850 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]