A Era da Informação | Por Alberto Peixoto

A era da informação.
A era da informação.

“A base da transformação organizacional e da vantagem competitiva, neste cenário, será a informação traduzida em conhecimento”.

A “era da informação” afeta as organizações contemporâneas, através da valorização do capital intelectual em lugar do financeiro. O capital intelectual passou a ser visto como um meio muito valioso para o desenvolvimento dos processos nas organizações contemporâneas, principalmente por causar diversas transformações tecnológicas introduzidas nos sistemas através das tecnologias da informação.

Pode-se afirmar que a “era da informação” caracteriza-se pela penetração dos computadores nas empresas, através da influencia da mídia, redes de telecomunicações, automatização dos sistemas de trabalho, aumento da concorrência global e preferência por padrões de tecnologias globais. Segundo Campos Filho, 1994; Tapscott, 1995; IBM Consulting Group, 1996, “A base da transformação organizacional e da vantagem competitiva, neste cenário, será a informação traduzida em conhecimento”.

Os sistemas de informações passaram a ser um recurso estratégico para as organizações. Esses sistemas produzem as condições fundamentais para que se possa alcançar os objetivos e o desempenho das tarefas da organização, subsidiando elementos básicos para otimizar a competitividade. Podemos então dizer que a capacidade tecnológica, age sobre as estratégias da organização influenciando na elaboração de uma relação de natureza dinâmica, ao agregar valores às distintas técnicas organizacionais.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]