“Mauritânia rica em petróleo e minérios”

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A Mauritânia com 51 blocos confirmados de petróleo passou a ser um dos destaques do continente africano. Existem expectativas de novas descobertas, as empresas petrolíferas que irão explorar o ouro negro deste país são: Woodside petroleum (Austrália), Dana petroleum (inglesa), Hardman Resource (Austuralia) entre outras, e as previsões apostam nas grandes reservas na Taoudeni Basin (onshore) com reserva estimada de mais de 21 bilhões barris de petróleo, e estão atuando nesta região, Total (França), Respol (Espanha) e CNPC (China), Baraka Petroleum (Austrália) entre outras.

O país exporta pesca e o minério de ferro e conta com uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo 5,7 bilhões de toneladas, considerada de ótima qualidade (índice de 66%), conta ainda com outros 500 tipos de minérios, os destaques são: ouro, diamante, gesso, fosfato, urânio, cobre e etc.

Muitas empresas internacionais estão investindo naquele país, como por exemplo: REX DIAMOUND MINIG CORPORATION, ASHTON MINIG e BEERS, na exploração de diamante e ouro; Companhia Árabe de Inchiri e General Gold International, no minério de cobre; uma empresa canadense e outra indiana explorando o fosfato, dentre outros.

Em 2006 a Mauritânia entrou no seleto grupo de exportadores de Petróleo e o crescimento está muito acelerado segundo informações do FMI, provocado pela abertura e exploração dos minérios por conglomerados empresariais internacionais.

Muitas empresas brasileiras estão exportando seus produtos e serviços para aquele país, dos mais variados setores da economia brasileira (açúcar, móveis, doces, pneus, serviços, cerâmicas, carnes, química, higiene, equipamentos, etc).

A Mauritânia tornou-se um pólo de oportunidades de novos negócios e pode no futuro ser um centro de distribuição para países vizinhos. Com uma população estimada de 3,3 milhões de habitantes, sua capital chama-se Nouakchott e têm como língua oficial o árabe.

Conhecida como a “Nação dos Mil Poetas”, desenvolve seu turismo por paisagens exuberantes entre o oceano e os mais 800 campos arqueológicos do país.

Com capacidade de mudar sua realidade econômica, compete agora aos políticos daquele país aproveitar as oportunidades desta nova realidade.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122004 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.