Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro é o lema da Campanha da Fraternidade

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Com o tema “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, foi lançada nesta quarta-feira (17/02/2010) a Campanha da Fraternidade de 2010. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade responsável pela campanha, o objetivo geral é “colaborar para a promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.

Assim como ocorreu em 2000 e 2005, a CNBB promove a campanha deste ano em conjunto com as igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

A CNBB ressalta ainda que, além do objetivo geral já citado, há outros cinco objetivos específicos na campanha: “sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem; buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter’ seja mais importante do que as pessoas; criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais; mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho; e reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão”.

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1962, na Arquidiocese de Natal. No ano seguinte, já tinha a adesão de 16 dioceses do Nordeste. A partir de 1964, apoiada pela CNBB, passou a ter âmbito nacional. Já foram abordados temas como trabalho, saúde, violência, fome, juventude, moradia e preservação da natureza, entre outros.

*Com informações da Agência Senado

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]