UNESCO recebe US$400 mil do Brasil para projeto educacional no Haiti

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Doação brasileira vai financiar o treinamento de professores para apoio psicossocial e auxiliar estudantes traumatizados pelo terremoto sobre a conscientização de desastre; segundo a agência da ONU, o projeto vai beneficiar 110 mil haitianos que estão no ensino secundário e superior.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, anunciou nesta quarta-feira que recebeu doação de US$400 mil, mais de R$730 milhões, do governo brasileiro.

Segundo a UNESCO, os recursos serão destinados para o financiamento de um dos três principais projetos da agência da ONU para a recuperação do sistema educacional do Haiti.

Reativação

A contribuição brasileira foi anunciada pelo Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, após encontro com a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, na segunda-feira.

A agência da ONU já havia alertado na última semana sobre a necessidade de reativação da educação no país, e anunciou que buscaria recursos totais de U$1,9 milhão, quase R$3,5 milhões, para iniciativas no setor.

O Embaixador Delegado Permanente do Brasil junto à UNESCO, João Carlos de Souza-Gomes, disse à Rádio ONU, de Paris, que a educação é uma área prioritária no Haiti.

“É importante recuperar a infra-estrutura escolar, naturalmente sempre em estreita colaboração com as autoridades haitianas, recuperar as escolas e dar condições mínimas de trabalho aos professores. Nós pensamos também que tendo as crianças nas escolas haverá concentração dessas crianças onde poderão ser oferecidos outros serviços, como auxílio médico e escolar”, afirmou.

Estudantes

A doação brasileira faz parte do apelo da Unesco e vai financiar o treinamento de professores para apoio psicossocial e auxiliar estudantes traumatizados pelo terremoto sobre a conscientização de desastre.

Segundo a agência, o projeto vai beneficiar 110 mil haitianos que estão no ensino secundário e superior. Pelo menos metade das 15 mil escolas de ensino primário e das 1,5 mil de nível secundário foram danificadas ou destruídas com o terremoto.

*Com informações da Rádio ONU

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