Surfe começa ano com um baiano como destaque

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Uma rápida olhada no ranking nordestino de surfe basta para saber que a Bahia anda em alta no esporte. E um dos responsável por isso é o soteropolitano de 22 anos Bernardo Lopes. Bino, como é mais conhecido, é o atual número um entre os surfistas do Nordeste e, desde o ano passado, integra junto com outros seis baianos o Brasil Surf Pró, divisão de elite do esporte no País.

E para provar que não chegou lá por acaso, Bino estreou na temporada nacional faturando uma das principais etapas do ano: o Pena Pro Noronha, disputado no arquipélago pernambucano entre 9 e 11 de fevereiro de 2010. Os favoritos na competição eram o catarinense Jean da Silva e os cariocas Raoni Monteiro e Bruno Santos, surfistas de renome internacional.

Mas quem deu show nas ondas de Noronha foi mesmo Bernardo. Na final, logo na  primeira bateria, ele conseguiu uma onda perfeita (o chamado high score), conquistando uma nota de 8,33. Com os 5,40 da segunda bateria, ele somou 13,73 para sagrar-se campeão.

O resultado foi o suficiente para ele levar para casa os R$ 8 mil reais de prêmio da disputa, fora o extra de R$ 1,5 mil pela melhor nota no evento (14,50 na semifinal). Mas nem só os prêmios foram a gratificação de Bino pela conquista.

O baiano teve que encarar ondas de até cinco metros para vencer a etapa. Altura considerada como de “nível Havaí” pelos surfistas. A final, contudo, foi disputadas com ondas de 2,5 metros. “Você treina pra caramba e quando vê que o esforço deu resultado, se sente gratificado”, comentou Bernardo, que treina pelo menos três horas por dia.

2010 - Bernardo Lopes não compete apenas no Brasil Surfe Pró. Ele também está na divisão de acesso do esporte no País. O ranking da divisão aliás, é liderado pelo próprio baiano. “Se por um acaso eu for mal este ano, tenho uma alternativa para conseguir minha classificação para a divisão de elite de 2011. O ranking muda semestralmente e é difícil se manter no topo”, explica Bino. Pelos mesmos motivos, a maioria dos surfistas competem em ambas as divisões.

Com o status de campeão em Noronha, o baiano segue agora para a Praia do Rosa/SC, onde disputa a Seletiva Petrobras, nos dias 6 e 7 de março. A ambição, contudo, está no resultado final do ano. “Quero aproveitar que comecei bem e terminar o ano como primeiro da divisão de acesso”, falou Bernardo, que também almeja ser um dos dez melhores surfistas brasileiros em 2010..

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115150 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.