Sites americanos facilitam acesso à informação pública

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Um novo informativo da Sociedade Americana de Editores de Notícias(ASNE, por sua sigla em inglês), destaca os sites que utilizam técnicas inovadoras para compartilhar e acrescentar dados de suas próprias reportagens e registros governamentais. O estudo (arquivo em PDF e em inglês) analisou páginas da internet de 133 jornais americanos, para investigar como eles compartilham informação pública. Como parte do projeto, a ASNE criou sua própria base de dados, que cataloga recursos existentes em novos sites.

Dentre os muitos exemplos, o informativo destaca:

– O Centro de Investigações do jornal Sacramento Bee, que tem links com recursos governamentais e com sua própria base de dados e ferramentas.

– O CinciNavigator, do Cincinati Enquirer, oferece um mapa que mostra 20 categorias de dados, que vão desde notícias até os preços atualizados dos combustíveis.

– Data Mine, um aplicativo dos jornais Appleton Post Crescent e Greenbay Press Gazette, que traz uma série de links categorizados que conectam o leitor a 150 bases de dados locais e governamentais.

Algumas bases de dados individuais preferidas pela ASNE incluem informações sobre aqualidade de diques para evitar inundações, a verificação de dados no âmbito político e gastos em viagens de legisladores.

*Com informações do Centro Knight

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.