Sistema de Defesa Agropecuária terá comunicação de dados via satélite

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

A defesa agropecuária ganhará reforço na Bahia. Até o mês de março, a Secretaria Estadual da Agricultura, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), vai implantar um sistema inovador de comunicação de dados via satélite nos veículos utilizados em ações de controle do trânsito em todo o território baiano. Cerca de 30 viaturas serão inicialmente equipadas com a nova tecnologia, reconhecida pelo Ministério da Agricultura e já implementada em diversas áreas de risco sanitário de fronteiras com outros países.

O principal benefício do novo sistema é otimizar as ações de fiscalização e vigilância sanitária pelo monitoramento e rastreamento dos veículos em campo, promovendo a comunicação entre todas as unidades, sejam móveis ou fixas, de maneira rápida, segura e confiável em qualquer local do estado. “Trata-se de um avanço importante para respaldar o trabalho da Agência e garantir a eficiência da defesa sanitária na Bahia, face à necessidade de modernização de procedimentos de controle e vigilância”, destaca o secretário da Agricultura, Roberto Muniz.

A integração desse sistema de comunicação via satélite com outros sistemas de informação – a exemplo do Sidagro – é mais um fator positivo para dinamizar os trabalhos da defesa sanitária na Bahia. “Isso permitirá aos fiscais agropecuários um melhor acesso a dados importantes para a realização das atividades de campo”, explica o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, apontando a consulta de dados, o registro de atividades, o rastreamento de cargas e a atualização de cadastro de propriedades como alguns serviços que poderão ser acessados pelos técnicos da Adab dentro dos veículos.

O diretor da Adab acrescenta que, ao adotar uma ferramenta como esta, tem-se condições de defender com mais eficiência o patrimônio agropecuário da Bahia, oferecendo, ao produtor e à população, ainda mais segurança aos produtos de origem agropecuária comercializados no estado. Após a implantação do sistema nos 30 veículos, a Agência fará o treinamento e a capacitação dos técnicos e estabelecerá locais estratégicos para a utilização dos equipamentos, principalmente na Zona Tampão e demais áreas de divisa do estado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109776 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]