Sindicato lança manifesto pela filiação de jornalistas sem diploma, desde que exerçam a profissão

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) lançou um manifesto defendendo novas regras para a sindicalização, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma.

A entidade argumenta que a melhor opção, agora, é sindicalizar todos os profissionais que vivam do jornalismo: “Cabe ao sindicato organizar toda a categoria profissional tal como ela é neste momento, trabalhando pela filiação de todos os profissionais, diplomados ou não-diplomados, que efetivamente exerçam a profissão de jornalista, unificando a categoria em defesa dos direitos, contra a precarização e o abuso das empresas”, afirma o sindicato.

Mas o SJPSP defende, ao mesmo tempo, a aprovação de uma proposta de emenda constitucional que restabelece a obrigatoriedade do curso superior em jornalismo para trabalhar na área. A proposta foi aprovada em dezembro pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado , e agora segue para votação em plenário.

O sindicato também cobrou do Ministério do Trabalho mais clareza nos critérios para concessão do registro profissional.

No Rio Grande do Sul, o Tribunal Regional do Trabalho manteve a decisão do juiz Rafael da Silva Marques, da 29ª Vara do Trabalho, obrigando o Sindicato dos Jornalistas do Estado a filiar dois profissionais que não têm o diploma.

Leia +

Sindicato abre as portas para jornalistas sem diploma

Fenaj pede consulta pública sobre registro de jornalista no Ministério do Trabalho

*Com informações do Centro Knight

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112804 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]