SESAB investe R$ 3,3 milhões e cria 2 mil plantões extras para o Carnaval

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Todos os anos, a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) cria um esquema especial para os dias de Carnaval, visando oferecer todo o atendimento necessário aos foliões no período momesco. Este ano, a Sesab está investindo R$ 3,3 milhões. Serão criados 2 mil plantões extras para profissionais de saúde, que atuarão nos hospitais e unidades de emergência Geral do Estado, Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, João Batista Caribé e Menandro de Faria, além das unidades de emergência do Curuzu, São Caetano, Cajazeiras 8, Plataforma e Pirajá.

A SESAB também disponibilizará ambulâncias para a transferência inter-hospitalar de pacientes, em caso de necessidade, além de dar todo o apoio aos postos montados pela Prefeitura Municipal de Salvador, nos circuitos, e aos nove centros de saúde municipais, que estarão funcionando 24h.

Neste Carnaval, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) estará em regime de plantão no período de 12 a 16, no Laboratório Central (LACEN). De acordo com a diretora da DIVEP, Alcina Andrade, o trabalho visa identificar situações e fatores de risco, além de garantir ações de vigilância e controle de agravos importantes para a saúde pública.

A área de vigilância, durante o período carnavalesco, ficará sob a responsabilidade da Coordenação Estadual das Emergências em Saúde Pública, na pessoa de Juarez Dias. A DIVEP dará apoio às diretorias regionais de Saúde (DIRES), manterá contato diário com os hospitais e, caso necessário, desencadeará ações para a investigação e detecção de surtos.

O Sistema de Ocorrências Médicas para o Carnaval 2010, montado pela Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), vai disponibilizar, em tempo real, todos os atendimentos efetuados nas unidades de saúde envolvidas no atendimento aos foliões. Os dados poderão ser acessados na internet, por qualquer pessoa, no endereço www.saude.ba.gov.br. As informações do Banco de Dados estarão disponíveis a partir de quinta-feira (11), às 18h, até a quarta-feira de Cinzas (17), às 6h.

DST/AIDS – No carnaval não esqueça esse abadá. Proteja-se. Use camisinha. Esse é o tema da campanha do verão e do carnaval da Sesab, por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde/DIVEP/Coordenação Estadual de DST/Aids. A campanha, que tem por objetivo estimular a adoção de práticas sexuais seguras com o uso de preservativo, será desenvolvida na sexta-feira (12) e no sábado (13), no Pelourinho e no Campo Grande, com distribuição de preservativos e material educativo.

Além disso, dentro do Fique Sabendo, atividade desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a coordenação do programa de DST/Aids da SESAB realizará o teste rápido para a detecção precoce do HIV. A ação será realizada nos dias 11, 12 e 13, no 19º Centro de Saúde, no Pelourinho. No local, os técnicos passarão orientações sobre o teste rápido.

Após estas orientações, as pessoas que quiserem poderão fazer o teste, recebendo apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo. Caso seja detectado o HIV, a pessoa será orientada e encaminhada para acompanhamento médico especializado. A coordenadora estadual de DST/Aids, Maricélia Macedo, ressalta que o diagnóstico precoce é importante para um tratamento que assegure a qualidade de vida da pessoa infectada.

Neste carnaval, os foliões contam ainda com o Centro de Informações Antiveneno (CIAVE), localizado no térreo do Hospital Roberto Santos, que manterá o funcionamento em regime de plantão ininterrupto no carnaval. O centro realiza atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por abuso de drogas, como álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos e associações de drogas.

Além disso, o CIAVE dá orientação toxicológica aos hospitais públicos e privados; divulga medidas preventivas e primeiros socorros em casos de intoxicações; o Ciave disponibiliza plantão médico toxicológico 24 horas, com reforço de plantonistas. O Ciave atende pelo número 0800 284 343.

Sesab trabalha para aumentar o número de doadores de órgãos e sangue

Neste carnaval, a Coordenação do Sistema Estadual de Transplante (COSET) estará trabalhando para aumentar o número de doações de órgãos. Para isso, no sábado (13), das 8 às 17h, a equipe da COSET estará no Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães distribuindo panfletos da campanha Doe órgãos, doe vida. Além disso, a Sesab conseguiu com a Central do Carnaval que cada sacola do abadá, a ser entregue ao folião, terá um folheto da campanha. Desta forma, a COSET espera disseminar mais a doação de órgãos na Bahia.

No Brasil, aproximadamente 65 mil pessoas aguardam na fila por um transplante. Na Bahia, esse número chega a 4 mil. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 284 0444.

Para tentar garantir o estoque de sangue necessário para o atendimento a eventuais demandas, durante os festejos, a Fundação Hemoba funcionará em regime de plantão, atendendo às solicitações das unidades públicas de saúde. A unidade estará aberta na sexta-feira (19), das 7h30 às 18h30, sábado (20), das 7h30 às 12h30, segunda e terça-feira (22 e 23), das 7h30 às 18h30 e na quarta-feira de cinzas (24), das 12h30 às 18h30. No domingo, a Hemoba estará fechada. A unidade atende pelo telefone 0800 071 0900.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113538 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]