Saubara sedia dois grandes eventos da pesca nesta semana

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Valorizando a pesca artesanal, principal atividade econômica do Recôncavo Baiano, e as tradições culturais da região, serão realizados, neste fim de semana (06/02/2010 e 07), o IV Festival de Frutos do Mar, no município de Saubara. A festa deverá reunir, no porto do município, sete mil pessoas que participarão das tradicionais provas ou degustações, shows musicais e artísticos.

Pescadores e marisqueiras concorrerão a prêmios em dinheiro de até R$ 600 e troféus, nas categorias Melhor Prato e Melhor Decoração de Barraca. O festival é uma realização da Federação dos Pescadores, em parceria com a Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca.

Para discutir a atividade pesqueira enquanto alternativa de desenvolvimento e organização e sustentabilidade econômica e social, será realizado nesta sexta-feira (5) o I Fórum de Desenvolvimento da Pesca, que contará com as presenças do ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim, e do secretário da Agricultura, Roberto Muniz, representando o governador da Bahia, Jaques Wagner. O evento, na sede da Colônia Z16, em Saubara, ainda tratará de temas como Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade Ambiental.

Sobrevivem da pesca artesanal e da mariscagem, no município, aproximadamente 2 mil pessoas, sendo 40% mulheres. A produção de pescado anual é de 768,78 toneladas ao ano. O litoral de Saubara e demais municípios circunvizinhos tem como principal atividade econômica a pesca, que na maioria das vezes se coloca como única atividade de subsistência para a maioria das famílias. Dentre as várias comunidades pesqueiras, destacam-se Itapema, Acupe, Ilha de Maria Guarda, Ilha de Bom Jesus, Cairu, Conceição de Salinas, entre outra.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108947 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]