SAMU na Bahia ganha R$ 338,5 mil para equipamentos

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) na Bahia receberá R$ 338,5 mil para a compra de materiais, mobiliário e equipamentos de informática para as centrais de atendimento de Senhor do Bonfim, de Bom Jesus da Lapa e de Brumado. Essas centrais – que encaminham equipes e ambulâncias para socorrer os casos de urgência – atendem uma população de mais de 1 milhão de pessoas em 44 cidades (veja quadro abaixo).

O Ministério da Saúde autorizou o repasse dos recursos nesta semana, por meio de publicação no Diário Oficial da União. Na Bahia, há 15 centrais de atendimento, responsáveis pela cobertura de 6,9 milhões de pessoas. Em todo o Brasil, são 147 unidades distribuídas em 1.347 municípios de todo o Brasil. A cobertura nacional é de 105,9 milhões de pessoas ou 55% do total nacional.

FUNCIONAMENTO – O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade o atendimento rápido e imediato diante de emergências. A proposta é contribuir para a redução do número de óbitos, do tempo de internação em hospitais e das sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O socorro é realizado após chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação Médica, que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou quem fez a chamada sobre as primeiras medidas a serem tomadas.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia o melhor procedimento a ser adotado: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde ou hospital; designa uma ambulância de suporte básico de vida (USB) ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma unidade de suporte avançado de vida (USA), conhecida como UTI Móvel. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos de referência para que o atendimento tenha continuidade.

Centrais de Regulação do SAMU 192 beneficiadas na Bahia

Cidades a serem atendidas pela Central Regional de Senhor do Bonfim

1 – Andorinha

2 – Antônio Gonçalves

3 – Campo Formoso

4 – Filadélfia

5 – Itiúba

6 – Jaguarari

7 – Pindobaçu

8 – Ponto Novo

9 – Senhor do Bonfim

Cidades a serem atendidas pela Central Regional de Bom Jesus da Lapa

1 – Bom Jesus da Lapa

2 – Canápolis

3 – Cocos

4 – Coribe

5 – Correntina

6 – Feira da Mata

7 – Jaborandi

8 – Paratinga

9 – Santa Maria da Vitória

10 – Santana

11 – São Félix do Coribe

12 – Serra do Ramalho

13 – Serra Dourada

14 – Sítio do Mato

Centrais a serem atendidas pela Central Regional de Brumado

1 – Aracatu

2 – Barra da Estiva

3 – Boquira

4 – Botuporã

5 – Brumado

6 – Caturama

7 – Contendas do Sincorá

8 – Dom Basílio

9 – Érico Cardoso

10 – Guajeru

11 – Ibicoara

12 – Ibipitanga

13 – Ituaçu

14 – Jussiape

15 – Livramento de Nossa Senhora

16 – Macaúbas

17 – Malhada de Pedras

18 – Paramirim

19 – Rio de Contas

20 – Rio do Pires

21 – Tanhaçu

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.