SAMU de Feira vai realizar atendimentos através de motolância

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Feira de Santana passará a realizar atendimentos através de motolância. Uma unidade do equipamento chamado de Veículo de Intervenção Rápida (VIR) foi cedida pelo Ministério da Saúde. Trata-se de uma motocicleta equipada para atender casos de emergência. Para oferecer o serviço com a motolância, estão sendo capacitados socorristas (condutores) e técnicos de enfermagem, no curso que foi iniciado na quarta-feira (03/02/2010) e se encerra nesta sexta-feira (5), no auditório do SAMU.

De acordo com o coordenador de Enfermagem, Edklercio Mendonça Gomes, a motolância vai garantir uma maior agilidade no início dos atendimentos. “O socorrista vai se dirigir com mais rapidez e chegar ao local antes das ambulâncias convencionais, escapando de congestionamentos e outros problemas que possam surgir”, ressalta o coordenador, completando que “a motolância só vai ser acionada em casos onde há gravidade maior”.

Cerca de 30 profissionais estão participando da capacitação. Destes, 20 serão selecionados após avaliações e encaminhados para a segunda etapa, que será realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, da qual sairão 15 profissionais. Edklercio Gomes observa que “embora a equipe esteja treinada, é necessário passar pela reciclagem, pelo fato do serviço ser novo”.

A motolância conta com um baú que vai carregar aparelho para verificação de pulso e pressão arterial, medicação básica que possa ser ministrada antes da chegada do médico e material para imobilização. O condutor fará uso de capacete, cotoveleira e joelheira.

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114832 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]