Resultado do vestibular da UEFS será divulgado até o fim do mês

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Terminou nesta terça-feira (09/02/2010) o vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com as prova de Física, Química e Biologia. A previsão é de que o resultado seja divulgado ainda em fevereiro, conforme revelou Rubens Alves Pereira, pró-reitor de Graduação.

O vestibular 2010.1 foi marcado pela tranquilidade em relação a outros concursos, no que diz respeito a candidatos eliminados por problemas relacionados a porte de aparelhos proibidos em edital, como celulares, calcularas e microfones. Também foram poucos os candidatos que perderam o horário e não tiveram acesso à sala de provas.

A abstenção, que no domingo, primeiro dia de provas, chegou a 29,03, nos dois dias seguintes foi de 1,28%, fechando em 30,31%. Isto corresponde a 4.371 faltosos no universo de 14.418 inscritos. Segundo a coordenação do vestibular, o percentual do primeiro dia pode estar relacionado ao fato da UEFS ter sido a última universidade pública da Bahia a aplicar a provas, inclusive depois da divulgação do resultado das demais, o que causou desinteresse de candidatos já aprovados nas outras instituições e que residem fora de Feira de Santana.

Candidata a uma vaga do curso de Enfernagem, Ariane Moreira fez um balanço positivo dos três dias de prova e acredita que será aprovada. Já Vinícius Oliveira de Melo, mais cauteloso, está em dúvida se já pode ou não comemorar. “Se não conseguir, vou me esforçar ao máximo para o próximo”, comentou.

O fato de estar com um pé fraturado não impediu Larissa Caribe da Silva de participar do vestibular. Ela considerou as provas “de bom nível, bem elaboradas” e garante que é “séria candidata” a uma da vagas do curso de Medicina. Taís Daniela Afonso Silva, que também disputa uma vaga para Medicina, disse que não se intimidou com a concorrência de cem candidatos para uma vaga. “Fiz boas provas e estou confiante”.

Indígenas e quilombolas

O número de candidatos indígenas e quilombolas aumentou de modo significativo no vestibular da UEFS. Foram 148 candidatos de grupos indígenas e 31 de comunidades quilombolas.

A política de ações afirmativas da UEFS reserva 50% das vagas para estudantes egressos de escola pública. Dessas, 80% serão ocupadas por candidatos que se declararam afro-descendentes. Além disso, são garantidas duas vagas a mais, por cursos, para membros de comunidades indígenas e quilombolas. Excluindo-se essas vagas, a Uefs oferece 785 vagas distribuídas em 22 cursos de graduação.

Os candidatos indígenas e quilombolas receberam apoio para o vestibular, como a viabilização de hospedagem, na sede do Movimento de Organização Comunitária (MOC), situado próximo ao campus.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111005 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]