Proposta de novo Código de Processo Civil vai priorizar celeridade de processos, diz Luiz Fux

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Proposta de novo Código de Processo Civil vai priorizar celeridade de processos, diz Luiz Fux.
Proposta de novo Código de Processo Civil vai priorizar celeridade de processos, diz Luiz Fux.

O presidente da comissão especial de juristas responsável pela elaboração de um anteprojeto de reformulação do Código de Processo Civil (CPC), Luiz Fux, afirmou nesta terça-feira (23/02/2010), pouco antes de começar a reunião do grupo, que a proposta que será apresentada representará um “novo paradigma”, com a introdução de novas técnicas e a priorização da celeridade dos processos. Luiz Fux é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

– O principal ganho para o cidadão será a simplificação do processo, com a adoção de instrumentos como o “incidente de coletivização”, por meio do qual todos os processos de mesmo teor serão julgados a partir de uma mesma sentença, que criará assim uma jurisprudência – explicou o ministro.

Outra posição adotada pelos juristas, disse Fux, é a diminuição da possibilidade de recursos em primeira instância. Com a medida, disse o ministro, o número de recursos a serem remetidos às instâncias superiores será reduzido significativamente.

Audiências públicas

O presidente da comissão de juristas disse também que, nesta sexta-feira (26), terá início, em Belo Horizonte, a série de audiências públicas nas capitais para debater a proposta e avaliar pontos do anteprojeto em que houver opiniões conflitantes. No dia 5 de março, haverá audiência pública em Fortaleza (CE) e no dia 12, no Rio de Janeiro (RJ). Será realizada também audiência em uma capital da região Norte e outra em São Paulo, nos dias 19 e 26. E uma audiência pública será realizada no Congresso Nacional.

A comissão deverá apresentar o texto final em abril. Na próxima reunião, marcada para o dia 8 de março, serão debatidas as propostas apresentadas na primeira audiência pública.

*Com informações da Agência Senado

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120814 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.