Professor Humberto Lima defende tese de doutorado na França

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O professor Humberto Luiz Lima de Oliveira, do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), defendeu com êxito a tese de doutorado “La perception de l’ « Autre » à travers Ashini (1960) d’Yves Thériault au Canada, Tenda dos Milagres (La Boutique aux miracles, 1969) de Jorge Amado au Brésil et L’Espérance-macadam (1995) de Gisèle Pineau aux Antilles”.

A defesa aconteceu em dezembro de 2009, na Université d’Artois na França. Conforme salienta Humberto Lima, o trabalho desenvolvido por ele esteve voltado para “despir a literatura de sua (aparente) inocência e torná-la uma ferramenta decisiva para a construção de uma cultura de paz entre os homens e as coletividades”. Desta forma, afirma, “é desvelado, sob a aparente diversidade, a humanidade comum a todos os seres humanos sobre a terra”.

Humberto Lima foi agraciado com menção honrosa com as congratulações da banca, composta por Rita Godet da Université de Haute-Bretagne, Papa Samba Diop da Université Paris-Ouest, Amos Fergombè da Université d’Artois e Alain Vuillemin da Université d’ Artois, seu orientador.

*Com informações da Ascom/Uefs.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123143 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.