Presidente Lula e a “rocha” de Davos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O prêmio Estadista Global 2009, concedido pelo Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça) na semana passada, chegou hoje às mãos do presidente Lula, que ao ver a peça – entregue pelo ministro Celso Amorim (Relações Exteriores), que o representou no evento – logo a comparou a uma rocha de Cristalina, cidade turística próxima a Brasília famosa por suas pedras e cristais.

Amorim representou Lula na reunião de Davos devido à crise de hipertensão sofrida pelo presidente momentos antes da viagem que faria à Suíça.

“O presidente ficou satisfeito com o prêmio. Essa foi a primeira vez que os organizadores permitiram que uma pessoa falasse no lugar do agraciado. O presidente disse que o troféu parecia uma rocha de Cristalina, mas ela veio da Suíça”, disse Amorim ao sair do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Amorim falou também sobre Haiti. Informou que o governo brasileiro já depositou numa conta da ONU os US$ 15 milhões destinados ao país caribenho e lembrou que a ONU vai promover, no fim de março, em Nova York, uma reunião para tratar do programa de reconstrução daquele país. Segundo o ministro, trata-se de desdobramento da reunião ocorrida no mês passado em Montreal, no Canadá. Amorim informou que aind o plano brasileiro de reconstrução do Haiti deve ser divulgado pelo presidente Lula, no dia 25 de fevereiro, quando visitará oficialmente aquele país do caribe.

Celso Amorim comentou também as relações comerciais com a Argentina. Segundo ele, a reunião prevista para ocorrer em Buenos Aires, tem por objetivo analisar a evolução a corrente comercial entre os dois países. “A situação está mais calma. O comércio aumentou bastante mas não chegou a níveis melhores. Porém, em janeiro deste ano o fluxo comercial ficou 40% acima do registrado em janeiro do ano passado”, explicou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113876 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]