PMFS: Prefeitura não tem débito com Sincol e Prefeito de Jequié conhece programa Cidade Digital

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Prefeitura não tem débito com Sincol

A Prefeitura de Feira de Santana não tem qualquer débito acumulado com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sincol). A informação é do secretário da Fazenda, Wagner Walter Gonçalves dos Santos.

Na manhã desta quinta-feira (25/02/2010), o secretário da Fazenda afirmou que a Prefeitura está pagamento às empresas dentro de uma programação já estabelecido e que parte do pagamento referente à compra de vales-transportes do mês em curso deverá estar sendo liberada nesta sexta-feira.

“Estamos pagando o Sincol dentro do prazo legal. Algumas secretarias realizam a compra dos vales, o que, às vezes, atrasa o envio da nota fiscal para a Secretaria da Fazenda. Mas isso não provoca nenhum atraso no pagamento das empresas”, afirma Wagner Gonçalves.

Os permissionários reclamam do atraso no repasse, com ameaça, inclusive, de paralisar o sistema. Mas é necessário frisar que o repasse aos permissionários é de responsabilidade do Sincol.

Wagner Gonçalves esclarece, ainda, que a relação da Prefeitura com o Sincol é apenas de compra do vale-transporte, utilizado pelos servidores públicos municipais. “Compramos e pagamos o vale-transporte ao Sincol, além de recolhermos da empresa os impostos devidos”, disse.

O secretário da Fazenda volta a esclarecer que a Prefeitura vai intermediar o pagamento dos permissionários do transporte alternativo em comum acordo com o Sindicado das Empresas de Ônibus.

Prefeito de Jequié conhece programa Cidade Digital

O prefeito Tarcízio Pimenta recebeu em audiência no Paço Municipal Maria Quitéria, na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito de Jequié, Luiz Amaral. Durante a estadia, conheceu o programa de Internet gratuita Feira Cidade Digital e também o programa de informatização da saúde pública, o Saúde Digital, além de tomar conhecimento dos avanços administrativos, principalmente nas áreas de educação e saúde pública.

Com uma população de cerca de 150 mil habitantes, a “Cidade Sol”, como Jequié também é conhecida, tem nas áreas de serviços, indústria e agricultura suas principais fontes de renda.

Impressionado com os resultados dos programas de informatização implantados na cidade, o prefeito Luiz Amaral observou os benefícios que a iniciativa traz para a população feirense. Ex-colega de Tarcízio Pimenta na Assembléia Legislativa, também afirmou não se surpreender com o desempenho da administração, que vem sendo destaque a nível nacional.

Primeira audiência pública em bairro

O Governo Municipal realiza audiência pública no bairro do Tomba na próxima segunda-feira (1º de março). A partir das 7 horas, o prefeito Tarcízio Pimenta e secretários municipais despacham nas primeiras salas da Escola Municipal Ana Brandoa, atendendo à população do bairro e adjacências para ouvir reivindicações e determinar ações que resultem em ganhos na qualidade de vida das pessoas.

É a primeira audiência pública realizada pelo Governo Municipal em bairros da cidade, sempre na primeira segunda-feira de cada mês. Com a iniciativa, seguindo os mesmos moldes das audiências realizadas na zona rural, quando a administração municipal foi relocada para os oito distritos feirenses, também foi encerrado o ciclo de audiências públicas realizadas no Ginásio de Esportes do Centro de Educação Prof. Joselito Falcão de Amorim.

O chefe de Gabinete do Prefeito, Milton Brito, ressalta a importância da promoção das audiências públicas nos bairros da cidade. “É uma ação que aproxima mais o Governo da comunidade, ouvindo os anseios e reivindicações, além de tomar conhecimento da situação no próprio local”, frisou.

O prefeito Tarcízio Pimenta esteve na unidade de ensino na manhã desta quinta-feira (25) para acompanhar o andamento de obras. Ele esteve, inclusive, na sala de inclusão digital, dotada de 11 computadores, lousa eletrônica e ar condicionado. O prédio está passando por reformas e melhorias e recebeu ainda condensadores para captação de água do ar.

Nas próximas audiências públicas, o prefeito Tarcízio Pimenta passará a atender em um gabinete móvel, que está sendo montado para os deslocamentos pelos bairros. Já as equipes de apoio deverão atender em toldos que serão utilizados para abrigar as pessoas.

Com o deslocamento do Governo pela zona rural para as audiências públicas, o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, observa que a iniciativa traz resultados positivos e imediatos, tanto para a administração municipal quanto para a própria comunidade. “É um mecanismo que possibilita o deslocamento do prefeito com a comunidade visitando os locais e conferindo in loco os problemas para a adoção das medidas necessárias, de forma mais ágil e eficiente”, avaliou.

72 toneladas de sementes

72 toneladas de sementes de milho da variedade BR Sertanejo s1 ou s2 e feijão carioquinha pérola serão adquiridas pela Prefeitura de Feira de Santana para, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, serem distribuídas entre as comunidades dos oito distritos de Feira de Santana.

A licitação para aquisição das sementes vai acontecer no dia 8 de março, às 9 horas, no Salão de Licitações da Prefeitura, em Pregão Presencial, em que será levado em consideração para o critério de julgamento, o menor preço.

Assim que as sementes chegam à Secretaria de Agricultura, são encaminhadas para laboratório especializado, para passar por testes de germinação e pureza. “Estando dentro dos padrões recomendados, serão distribuídas”, explica o secretário Ozeny Moraes.

Mais de 13 mil pequenos agricultores da região serão beneficiados com o programa Safra Agrícola, que, conforme já realizado em 2009, vai disponibilizar tanto as sementes quanto o preparo do solo, para melhorias na safra de inverno.

“Este ano já realizamos reunião com os presidentes de mais de 120 associações, que são distribuídas entre os distritos. São os presidentes que nos passam as listas com nomes do agricultores que vão receber o benefício”, informa o secretário.

Além dos 14 tratores que serão contratados pela Prefeitura para a aragem dos solos, cinco pertencentes ao Município e três das associações localizadas em Bonfim de Feira, Governador João Durval e Jaíba também estão disponíveis. “Serão fornecidas 12 mil horas de trator”, acrescenta.

Escola Norma Suely em funcionamento

A Escola Municipal Norma Suely Mascarenhas, situada na rua B, bairro George Américo, voltou a funcionar normalmente na noite de quarta-feira (24), mesmo sofrendo ação de marginais. Por iniciativa da direção, a escola suspendeu o funcionamento na terça-feira (23) e nos turnos matutino e vespertino de quarta-feira.

O prefeito Tarcízio Pimenta esteve na escola na manhã desta quinta-feira (25) juntamente com os secretários de Educação José Raimundo de Azevêdo, de Transportes e Trânsito Flailton Fankles, e de Serviços Públicos Luiz Araújo, além de prepostos da Polícia Militar, para observar o funcionamento da escola.

De acordo com a diretora da unidade, Iolanda Ribeiro, 44 anos, a Prefeitura vai disponibilizar um guarda municipal durante o dia e mais outro à noite, além de ronda, oferecendo mais segurança aos docentes, discentes e funcionários. “O prefeito tem uma programação para colocar segurança armada e nós esperamos que tudo isso realmente aconteça”, comenta.

A unidade de ensino atende estudantes do 1º ao 5º ano, e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) à noite. Professores e alunos da unidade foram alvo de bandidos na tarde de segunda-feira (22), roubando celulares e dinheiro.

Manutenção na sinalização de ruas

As principais avenidas e ruas de Feira de Santana estão recebendo nova sinalização horizontal e vertical. O serviço de manutenção é executado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), juntamente com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Até o momento, quatro vias – as avenidas José Falcão da Silva e Sampaio e as ruas Geminiano Costa e Edelvira de Oliveira – já foram contempladas.

De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, as próximas vias a receberem nova sinalização são as ruas Conselheiro Franco, Marechal Deodoro, Intendente Abdon (no bairro Queimadinha), Equador (Kalilândia), Papa João XXII (Chácara São Cosme), além das artérias no entorno da praça Macário Barreto, no Tomba.

“À medida que a sinalização de outras vias forem se desgastando com a ação do tempo, com certeza, faremos paulatinamente a manutenção com a finalidade de proporcionar mais segurança, conforto e embelezamento do trânsito de Feira de Santana”, informou Flailton Frankles ao destacar a importância da sinalização.

De acordo com o secretário, trata-se da manutenção de sinalização específica com setas indicativas e placas com regularização e advertências, obedecendo os padrões do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Flailton Frankles fez questão de frisar que “tudo isso é feito por determinação do prefeito Tarcízio Pimenta, visando facilitar ao máximo a vida das pessoas no trânsito de Feira de Santana”.

Para pedestres e motoristas, trata-se de um investimento que resulta em maior segurança, além de melhor fluidez no tráfego de veículos. “Percebe-se muito bem que a avenida está mais organizada e segura, tanto para quem dirige, quanto para quem anda no local”, observou a dona-de-casa Maricélia Ramos, que aguardava o sinal fechar para ela atravessar a avenida Sampaio, na manhã de quarta-feira (24).

Segundo o motorista Samuel Dantas, a manutenção no serviço de sinalização mostra a preocupação de um governo para com o trânsito em sua cidade. “Sabe-se que seria obrigação do governante, mas a forma criteriosa e organizada como está sendo desenvolvido o trabalho é algo elogiável, e o bom é que o trânsito fica mais seguro”, completou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111161 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]