Parceria da UEFS e Procon de Feira de Santana reforça fiscalização sobre produtos industrializados

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e o Procon poderão firmar acordo de cooperação técnica para fiscalização junto a fabricantes e a empresas que comercializam alimentos industrializados. A proposta é de que seja implantado um laboratório de análises sob a responsabilidade do Procon e montada uma equipe formada por professores e alunos da Uefs, da área de Tecnologia, em especial do curso de Engenharia de Alimentos.

O assunto foi tratado na manhã desta terça-feira (02/02/2010) em reunião entre o reitor José Carlos Barreto, o diretor do Procon, Magno Felzemburg, a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Feira, Elycarla Oliveira de Souza, e o professor do curso de Engenharia de Alimentos, Pablo Piras.

Para Magno Felzemburg, é imprescindível a participação da Universidade nas ações do Procon que envolvem a saúde pública. Segundo ele, o Procon tem realizado visitas a empresas, mas não dispõe de especialistas da área de alimentos, nem de equipamentos para análises.

Fechada a parceria, conforme Felzemburg, os trabalhos não estarão restritos à fiscalização da qualidade e das condições de fabricação e comercialização de alimentos industrializados, sendo possível também verificar a veracidades das informações contidas nas embalagens.

O professor Pablo Piras elogiou a iniciativa do Procon e da Vigilância Sanitária de Feira de Santana em solicitar o envolvimento da Uefs nos trabalhos, salientando que este é um dos objetivos do curso de Engenharia de Alimentos. “Procuramos informar aos alunos sobre a importância da saúde pública, através da obediência aos requisitos de fabricação e comercialização de alimentos”.

Após a reunião, houve visita às instalações do curso de Engenharia de Alimentos. Os representantes da Uefs, Procon e Vigilância Sanitária do Município, a partir de agora, realizam reuniões para viabilização e implantação da parceria.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108296 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]