Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 05 de fevereiro de 2010

A decoradora Claudia Leite que vai fugir do carnaval.
A decoradora Claudia Leite que vai fugir do carnaval.
A decoradora Claudia Leite que vai fugir do carnaval.
A decoradora Claudia Leite que vai fugir do carnaval.

Para Câmara do Sisal

Ter acesso a equipamentos que viabilizem maior ganho de produtividade, produzir mais e melhor por hectare, e acabar de vez com as mutilações. Estas são algumas das metas citadas pelo secretário da Agricultura, Roberto Muniz, ao abrir dias atrás, a reunião com representantes de todos os elos da cadeia produtiva do sisal.

O secretário afirmou que este encontro é preparatório para a criação da Câmara Setorial do Sisal, que deverá ser instalada no mês de março. A reunião, inédita na história da agricultura baiana, aconteceu no auditório da Seagri, com as presenças do secretário Roberto Muniz, da superintendente da Conab para Bahia e Sergipe, Rose Pondé, do presidente do Sindicato de Fibras, Wilson Andrade, prefeitos e secretários da agricultura dos municípios das regiões produtoras de sisal, produtores, sindicatos e associações de agricultores.

A superintendente regional da Conab, Rosé Pondé, acaba de anunciar que o governo federal já liberou R$ 16 milhões para a compra do sisal bruto diretamente do produtor.Maior produtor nacional de Sisal, a Bahia responde com cerca de 90% da produção brasileira, atividade que emprega mais de 700 mil baianos em 35 municípios do semi-árido.

Faleceu doutor em matemática

Foi sepultado nesta quarta-feira (3) Carloman Carlos Borges, ex-professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Universidade Católica do Salvador (UCSal – Escola de Engenharia, da qual foi fundador) e aposentado da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Fez Mestrado e Doutorado em Matemática na Universite de Montpellier II, França. Além de ser o primeiro Doutor em Matemática da Uefs, foi o primeiro coordenador da Área de Matemática. Em 1986, fundou o Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda (Nemoc) e foi responsável por mais de 145 artigos publicados pelo Folhetim de Educação Matemática. O professor Carloman criou o primeiro curso de Especialização em Educação Matemática da Bahia, contribuindo de forma significativa para a formação continuada de professores da região de Feira de Santana.

O professor é considerado um dos maiores incentivadores de alunos da Uefs para o ingresso em mestrados e doutorados no Brasil e no exterior. Diversos egressos do curso de Licenciatura em Matemática da Uefs atualmente são mestres e doutores em Matemática pela UFPE, Unicamp, USP e Universidade de Torino (Itália), dentre outras instituições.

Nos últimos anos, o professor Carloman Borges coordenou a Especialização em Educação Matemática da Uefs e escreveu artigos para o Folhetim de Educação Matemática. Para conhecer um pouco mais sobre a história do professor, recomenda-se a leitura de uma entrevista publicada no Caderno de Física da Uefs, em 2004, disponível no portal www.uefs.br.

Claudia Leite foge do carnaval

A arquiteta e decoradora Claudia Leite ( não é a cantora) está de malas prontas. Quarta feira foge da folia momesca de Salvador e viaja para garimpar peças, artefatos e mimos para a loja Oiti Design, da qual é sócia. A missão é buscar tendências em decoração e trazer novidades para repor a loja, depois das vendas de fim de ano. No roteiro, uma passagem por Curaçao e Bonaire, ilhas caribenhas conhecidas pelo seu exotismo, e depois Miami, Orlando e Bahamas, nos Estados Unidos. Antenada, Claudia sabe da importância de buscar objetos em lugares diversificados, pois são oportunidades de descobrir preciosidades e mesclar o estilo brasileiro de ambientar interiores com outros estilos.

Mestrado em Modelagem

A Universidade Estadual de Feira de Santana oferece oito vagas para o Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente. A inscrição deve ser feita até 12 de março, na secretaria do programa, localizada na sala MT 58, módulo 5, campus universitário. São duas linhas de pesquisas: Geotecnologias Aplicadas (modelagem do meio físico e biótico, com enfoque em técnicas de análise integrada de parâmetros espaciais, sob a ótica da organização do espaço) e Estudos Ambientais (estudos do meio físico-biológico, a ação humana e histórica, os ambientes atuais e pretéritos). A seleção será realizada de 19 a 26 de março.

Data

Quem esteve completando data aniversária, foi o professor e contador Edesio Gonçalves da Silva que festejou o evento ao lado de sua esposa Valdecy, seus filhos e netos durante um jantar concorrido em sua residência. Rolou o melhor escocês legitimo e honesto sem se falar do vinho tinto de selecionadas uvas, do qual o homenageado é expert.

Escritor Oydema

Intitulando “Retalhos da minha vida”, onde contará fatos registrados sob a sua ótica, será o livro que será lançado dia 5 de março pelo colunista Oydema Ferreira, no Palácio Fundação Senhor dos Passos. O acontecimento congregará a sociedade feirense onde se conhecerá o novo escritor da cidade.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Tribuna da Bahia

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Notícias da Bahia. Com. Br

Sobre Antonio José Larangeira 3092 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]