Ozeny Moraes: Parque da Lagoa pode ser ampliado visando a preservação das nascentes que alimentam a lagoa do Geladinho

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O espaço do Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, às margens da avenida José Falcão da Silva, poderá ser ampliado visando a preservação das nascentes que alimentam a lagoa do Geladinho. Estudos visando a definição da Área de Preservação Ambiental (APA) foram iniciados na tarde desta sexta-feira (05/02/2010), pela Prefeitura de Feira de Santana.

A ação coordenada pela Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural também envolve a Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais. Os estudos tiveram início durante reunião no Paço Municipal Maria Quitéria e, a partir daí, a definição de novas investidas visando a identificação da APA.

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, observa que a ação conjunta visa delimitar a área de estudos para estender a área do Parque da Lagoa. “Vamos fazer topografia, levantamento cadastral de imóveis através da Secretaria de Planejamento ou da Secretaria de Habitação e outra medidas simultâneas através das demais secretarias”, ressalta.

A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Sanitária, vai realizar uma varredura na região visando identificar o imóvel que esteja canalizando fossa ou sumidouros contaminando a área onde será construída a APA.

Ozeny Moraes informa ainda que vão ser colocados peixes adultos, das espécies tambaqui, pacu e tilápia, além de um casal de pirarucu e dourado, doados por um piscicultor. “Este é o segundo lote de peixes que serão utilizados para povoar a lagoa num processo de tratamento biológico contínuo”, frisou.

Na reunião estiveram presentes secretário de Desenvolvimento Urbano José Pinheiro, diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente Lucílio Flores, engenheiro civil da Secretaria de Planejamento Alfredo Rego, chefe da Divisão de Vigilância Sanitária Elicarla Oliveira Souza, bióloga da Vigiliância Sanitária Cíntia Regina Silva, técnica de Engenharia da Secretaria de Meio Ambiente Maria Laís Montenegro, e chefe da Divisão de Análise e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente Eduardo Macário

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106678 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]