ONU lamenta novas medidas israelenses no Oriente Médio

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Em encontro com o Ministro da Defesa de Israel, Ban Ki-moon lamentou ordens de demolição em Jerusalém Oriental e a inclusão israelense de dois santuários religiosos localizados na Cisjordânia na lista de patrimônios nacionais.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou preocupação sobre a situação na Faixa de Gaza e afirmou que Israel precisa tomar medidas positivas em relação à entrada de materiais na região.

Ban e o Ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, se encontraram na quarta-feira na sede das Nações Unidas em Nova York.

Desapontado

Segundo seu porta-voz, Martin Nesirky, Ban Ki-moon também disse ao ministro que estava desapontado por Israel não aceitar proposta da ONU em dar início à reconstrução civil em Gaza.

O Secretário-Geral lamentou novos desenvolvimentos, como as ordens de demolição em Jerusalém Oriental e a inclusão israelense de dois santuários religiosos localizados na Cisjordânia na lista de patrimônios nacionais.

A decisão recente inclui na lista a ‘Tumba dos Patriarcas’, em Hebron, onde, segundo a tradição judaica estão enterrados três das principais figuras bíblicas: Abraão, Isaac e Jacó.

O segundo santuário fica em Belém e é a ‘Tumba de Raquel’, uma das esposas de Jacó. No início da semana o coordenador especial das Nações Unidas para o processo de paz no Oriente Médio, Robert Serry, havia dito que a medida de Israel pode prejudicar a volta do processo de paz entre israelenses e palestinos.

Líbano

Ban Ki-moon e Ehud Barak também discutiram sobre a situação no Líbano. O Secretário-Geral expressou preocupação sobre a falta de progresso no desarmamento de grupos armados no país.

Ele disse ainda que tinha esperanças sobre possíveis avanços na proposta da Força Interina das Nações Unidas no Líbano, Unifil, para uma retirada israelense do território ocupado de Ghajar, nas Colinas de Golã.

*Com informações da Rádio ONU

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.