ONU celebra Dia Internacional da Língua Materna

Logomarca Jornal Grande Bahia.Logomarca Jornal Grande Bahia.

Nova iniciativa pretende estimular a diversidade linguística e cultural e promover o uso igualitário das seis línguas oficiais das Nações Unidas; o Dia Internacional da Língua Materna é comemorado neste domingo, 21 de fevereiro de 2010.

As Nações Unidas lançaram nesta sexta-feira os ‘Dias dos Idiomas da ONU’, uma nova iniciativa que pretende celebrar a diversidade linguística e cultural e promover o uso igualitário das seis línguas oficiais da organização.

Entre março e dezembro deste ano, escritórios da ONU pelo mundo irão observar datas em homenagem ao francês, inglês, russo, espanhol, árabe e chinês.

Respeito

A ação faz parte do Dia Internacional da Língua Materna, celebrado no próximo domingo, 21 de fevereiro. O objetivo é promover a conscientização, com respeito à história e à cultura de cada idioma.

O escritor Ignácio de Loyola Brandão, que já venceu o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira, disse à Rádio ONU, de São Paulo, que a diversidade linguística reflete a preservação das múltiplas culturas no mundo.

“Você imagina um mundo inteiro igual, todo mundo falando a mesma língua? A grandeza desse mundo é exatamente a multiplicidade, a diversidade, a diferença que existe entre as pessoas e principalmente a diferença entre as línguas, as palavras, os sons, os ritmos, os tons. Viva a diversidade”, afirmou.

Desaparecer

Segundo o último guia interativo online de línguas sob o risco de extinção, lançado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, só o Brasil tem 190 idiomas em perigo, muitos em áreas indígenas.

O atlas mostra que dos cerca de 6 mil idiomas no mundo, 200 já foram extintos nas últimas três gerações. Índia, Estados Unidos, Brasil, Indonésia e México são os países com maior diversidade linguística e com mais chances de idiomas em extinção.

*Com informações da Rádio ONU.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]