ONU alerta para aumento do abuso de medicamentos no mundo

Logomarca Jornal Grande Bahia.Logomarca Jornal Grande Bahia.

Relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes ressalta o crescente abuso de novas substâncias psicoativas e prescritas, mais fáceis de conseguir e com menos controle internacional.

Governos precisam dar mais atenção à luta contra o abuso de drogas, especialmente as substâncias usadas para a prática de estupro, que estão em alta no mundo.

O alerta foi dado pela Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, Jife, órgão independente das Nações Unidas responsável pelo monitoramento global da produção e consumo de drogas.

Abuso

Em relatório anual divulgado nesta quarta-feira, a Junta pede aos países para implementarem resolução para combater o uso de produtos farmacêuticos para violência sexual.

O representante do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime no Brasil e no Cone Sul, Unodc, Bo Mathiasen, disse à Rádio ONU, de Brasília, que é importante estabelecer programas de prevenção para jovens.

“É importante também que tenham ações nas escolas vinculadas com ações na área de saúde, onde as iniciativas dentro e fora das escolas sejam coordenadas e diretamente vinculadas”, afirmou.

O relatório da Junta alerta ainda para o crescente abuso de novas substâncias psicoativas e drogas prescritas, mais fáceis de conseguir e com menos controle internacional.

Recomendação

A recomendação é para que governos proíbam ou mantenham controle sobre o comércio de substâncias pela internet e centrais de atendimento por telefone.

Segundo o órgão, o uso dos medicamentos precritos em alguns países é maior do que a heroína, cocaína e ecstasy juntos.

O relatório cita redes criminosas altamente organizadas e poderosas que estão utilizando novos processos, rotas e substâncias para manter as operações de produção em funcionamento, apesar de regras de controle mais rígidas sobre o comércio de produtos químicos.

*Com informações da Rádio ONU

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]