Mercadante celebra os 30 anos do PT e diz que governo Lula mudou a história do país

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) celebrou nesta quinta-feira (18/02/2010) os 30 anos de fundação do PT, afirmando que “há muito que comemorar”, especialmente o que classificou como “o melhor da história do PT”: o balanço do governo Lula. O senador citou dados e números que, segundo ele, comprovam que o PT e Lula mudaram a história do Brasil.

– Não foram fáceis esses 30 anos: primeiro, derrotar a ditadura; depois, numa época em que só havia dois partidos – oposição e situação -, dizer que era importante um novo partido e construir novos programas, novos caminhos – afirmou.

Mercadante destacou a estabilidade econômica, a inclusão social e a distribuição de renda e a atuação na política externa como conquistas dos últimos sete anos do governo Lula. O senador disse que essa é “a melhor herança que o partido poderia deixar”, assinalando que o reconhecimento do povo é comprovado pela aprovação de 80% da população medida em pesquisas de opinião pública.

O senador fez comparações com o governo Fernando Henrique Cardoso e listou o que considera as mudanças feitas pelo governo Lula. Ele disse que, antes de Lula, não houve um governo que se dispusesse a transferir renda, a promover a inclusão social e a abrir oportunidades para a maioria do povo.

A senadora Marina Silva (PV-AC) disse, em aparte, que o legado apresentado por Mercadante tem um pouco da sua contribuição, pois saiu do partido há apenas cinco meses. Marina assinalou que é preciso integrar as conquistas dos últimos 16 anos, porque os resultados ostentados por Mercadante são fruto de um acordo social.

– Temos um futuro e não podemos engessar o Brasil numa disputa entre a contribuição do governo do presidente Lula e a contribuição do governo do presidente Fernando Henrique, ainda que tenhamos que reconhecer os avanços e os erros de cada um deles ou aquilo que não foram capazes de resolver – afirmou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que o PT cometeu erros, mas tem procurado saber como prevenir e corrigir esses erros. Ele também festejou a compatibilização do crescimento econômico com a inclusão social.

Mercadante anunciou que o partido realizará a partir desta sexta-feira (19), em Brasília, o seu 4º Congresso Nacional, com a presença de 1.400 delegados. A nova direção do partido, eleita por voto direto e secreto de 500 mil militantes, tomará posse a partir desse Congresso.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120546 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.