Liberação de jovens do exército maoísta é simbólica, diz ONU

Logomarca Jornal Grande Bahia.Logomarca Jornal Grande Bahia.


Liberação de jovens do exército maoísta é simbólica, diz ONU.

Liberação de jovens do exército maoísta é simbólica, diz ONU.

Soldados nepaleses foram recrutados quando eram crianças; dispensas foram realizadas dentro de um plano de ação entre as Nações Unidas, o governo nepalês e o exército maoísta.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, anunciou que 268 jovens soldados nepaleses foram dispensados do exército maoísta nesta segunda-feira durante cerimônia na região central de Rolpa.

Eles faziam parte do grupo de quase 2,4 mil soldados, recrutados quando eram crianças, e liberados desde o começo de janeiro dentro de um plano de ação entre as Nações Unidas, o governo nepalês e o exército maoísta.

Mulheres

Os jovens permaneceram em acampamentos temporários por três anos após a assinatura do acordo de paz que encerrou o longo conflito civil.

A representante do Unicef para o Nepal, Gillian Mellsop, disse que a liberação é simbólica para o país e um marco para as pessoas que passaram anos de formação dentro de uma estrutura militar e perderam a capacidade crítica indispensável para a vida adulta.

Ela afirmou que todos agora devem agir para garantir que a reintegração desses jovens à sociedade seja positiva.

Segundo a Missão da ONU no Nepal, Unmin, cerca de 1/3 do total de dispensados são mulheres.

*Com informações da Rádio ONU

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]