Confira a coluna de Antônio Larangeira de 18 de fevereiro de 2010

A simpatia e elegância da senhora Adenilda Martins.
A simpatia e elegância da senhora Adenilda Martins.
A simpatia e elegância da senhora Adenilda Martins.
A simpatia e elegância da senhora Adenilda Martins.

Leilão do sisal

A Bahia participa, juntamente com os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, do primeiro leilão público para o escoamento de cinco mil toneladas de sisal bruto, da safra verão 2009/2010. O leilão acontece hoje, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.conab.org.br. O aviso de leilão já está no site da Conab.

O secretário da Agricultura, Roberto Muniz, analisa que o leilão vai contribuir para o crescimento da atividade sisaleira. “É um estímulo para o segmento, um mecanismo que beneficia os agricultores”, acredita. Para ele, o leilão é mais uma ação no sentido de oferecer preço justo ao segmento produtivo. O leilão é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Essa modalidade de negócio atende aos requisitos do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) – um instrumento da Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) que garante ao agricultor o preço mínimo de R$ 1,04 pelo quilo bruto da fibra.

Em contrapartida, o governo concede um prêmio (uma quantia fixada em cada leilão) ao comprador que garantir ao agricultor o preço mínimo e o escoamento de uma quantidade (também fixada em cada leilão) do produto. Para este ano, o governo federal liberou R$ 16 milhões para a fixação do preço mínimo ao produtor rural, somente para o Estado da Bahia.

Explicação

O prédio comercial que está sendo erguido, numa área particular, ao lado do Centro de Abastecimento, em Feira de Santana, teve o alvará de construção aprovado desde o ano passado, segundo informações do secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro. O diretor de Uso e Ocupação de Solo do Governo Municipal, detalhou que o processo de Licença de Construção foi o de número 8458/2009, que resultou no alvará 03560, expedido em 31 de julho de 2009. “Tudo tramitou como deve na secretaria e o processo está à disposição para quem quiser tirar qualquer dúvida”, assegura o secretário José Pinheiro. A construção é da advogada Rosângela Leite, mulher do vereador David Evangelista Leite Neto. Tudo explicado.

Lançamento

O médico Eduardo Leite lançará no próximo dia 23, o livro Política e Corrupção na Saúde – Parte II. De acordo com o autor, este trabalho pretende não só gerar discussões acerca da saúde pública, mas também dar continuidade às denúncias sobre a corrupção e o uso da moeda política em hospitais públicos, iniciadas no primeiro livro. “É vital para o alcance de um sistema de saúde pública digno, que os profissionais da área, juntamente com a sociedade, discutam e busquem alternativas para a melhoria do serviço em nossa cidade, em nosso estado e em nosso país.”, destaca Eduardo Leite. O coquetel de lançamento será aberto ao público e realizado no foyer do teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, a partir das 19:00 h.

Data

Esteve em data aniversária segunda feira ultima, o gestor administrativo da Faculdade Anisio Teixeira, Adailton Silva, que foi bastante cumprimentado por professores, dirigentes e alunos daquela instituição. Á noite jantou com familiares e amigos num restaurante da cidade.

Estilo

Com noticiei em colunas anteriores, o Banco do Brasil, estará inaugurando em Feira de Santana, em semanas próximas a sua segunda agência Estilo no interior brasileiro, que será especializada a atendimento de clientes de alta renda. Por este motivo, já foi nomeado como gerente geral Denilton Pereira de Brito, figura conhecida de todos pois foi gerente da agencia Maria Quitéria no passado e por sua lhanesa em bem tratar. Realmente um gentleman.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Tribuna da Bahia

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Notícias da Bahia. Com. Br

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3730 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário