Iniciada mobilização para Semana Nacional de C&T

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Um grande saveiro confeccionado de garrafas PET será uma das atrações da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na Bahia, prevista para o período de 18 a 24 de outubro de 2010 sob a coordenação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti).

O Grupo Ambientalista Gérmen no Museu de C&T, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), montará a escultura, na avenida Jorge Amado, no bairro do Imbuí, em Salvador.

A informação foi antecipada pelo ambientalista José Gomes Saraiva, fundador do Gérmen. Segundo ele, durante a Semana, cujo tema será “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, o Gérmen vai discutir também a questão da Baía de Todos-os-Santos, com foco para o combate a poluição e a pesca predatória.

Saraiva foi um dos participantes, nesta quinta-feira (24), no auditório do Museu de C&T, da 1ª Reunião de Mobilização para a SNCT de 2010, realizada para começar a discutir a forma como cada instituição vai participar do maior evento de C&T na Bahia.

O presidente da Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB), José Vieira, adiantou que a instituição que representa vai realizar palestras e exposições sobre meteoritos e o sistema solar, além de instalar telescópios para a observação do céu estrelado, em locais como o Dique do Tororó.

Daniela Caribé, do Núcleo de Apoio à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), destacou a importância de se planejar a SNCT com antecedência para poder oferecer uma programação ampla e diversificada. Na avaliação do professor Fernando Santana, da Faculdade Área 1, a Semana é uma oportunidade para popularizar o conhecimento da Física, “que está presente em todo o universo”.

O assessor especial da Secti, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a oportunidade da Semana para definir o desenvolvimento que se quer para o Brasil, que não pode ser focado no aspecto exclusivamente econômico.

A coordenadora de Popularização da Ciência da Secti, Miralva Alexandre, afirmou que esta foi uma reunião preliminar para o início do planejamento da SNCT de 2010 na Bahia. Segundo ela, no próximo encontro será definido o local onde acontecerão os principais eventos da Semana em Salvador.

Participaram da 1ª Reunião de Mobilização, representantes de ONGs, de órgãos e secretarias de Estado, de universidades públicas e privadas, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e de instituições de pesquisas, dentre outros parceiros da SNCT. A Semana foi instituída por decreto da Presidência da República como forma de difundir e popularizar o conhecimento científico, sobretudo entre os jovens e os estudantes

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108085 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]