Ilhéus: moradores do Sul da Bahia se mobilizam em defesa de suas praias e protestam contra Porto Sul

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Moradores da orla norte de Ilhéus, de Itacaré e da vila de Serra Grande se reúnem neste sábado, dia 13 de fevereiro de 2010, em defesa das praias e da qualidade de vida das comunidades. O protesto será no km 10 da BA 001 e terá o objetivo de denunciar os impactos ambientais e sociais que a região pode sofrer com a instalação do Porto Sul, um projeto destinado ao embarque de minérios e que, de acordo com os manifestantes, tem como principal beneficiária a Bahia Mineração, a BAMIN. A manifestação está programada para as 14h e inclui a distribuição de panfletos explicativos.

Segundo a coordenação do protesto, o movimento é popular, pacífico e tem caráter informativo. Vai contar com o apoio de moradores, comerciantes e pescadores que acreditam que Ilhéus pode ter seu desenvolvimento baseado na sustentabilidade, com prosperidade econômica, respeito ao meio ambiente e à cultura, e justiça social. Ainda de acordo com eles, o projeto do porto representa um desastre ecológico, pois metade da área afetada é atualmente ocupada por regiões de floresta e áreas de Reserva da Biosfera da Humanidade, que abrigam espécies de animais e vegetais ameaçadas de extinção. Além disso, poderá acarretar danos ao meio ambiente marinho.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110048 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]