Igreja Universal perde mais um processo contra a Folha

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

A Justiça já deu ganho de causa à Folha de S. Paulo e à jornalista Elvira Lobato em 90 processos movidos pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), que alega ser alvo de matérias jornalísticas falsas, informou a Folha. Todas as decisões são de primeira instância.

Na mais recente delas, o juiz Alexandre Muñoz, da comarca de Avaré, no interior de São Paulo, negou um pedido de indenização por danos morais no valor de R$ 100 mil.

Em 15 de dezembro de 2007, Elvira publicou a matéria “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”, sobre o conglomerado de empresas ligado à igreja. A partir daí, fiéis entraram com mais de 100 processos contra a Folha e a jornalista, alegando que se sentiram ofendidos com a reportagem.

Curiosamente, o texto das ações judiciais era praticamente idêntico. A defesa foi dificultada pela apresentação dos processos em comarcas pequenas e distantes, em todas as regiões do Brasil.

Muñoz entendeu que a reportagem está respaldada em uma série de documentos. A Iurd afirmou que irá recorrer da decisão. Segundo a Folha, todos os 90 casos julgados até agora em primeira instância foram favoráveis ao jornal.

Diversas entidades ligadas ao jornalismo e à promoção da liberdade de expressão se manifestaram em defesa de Elvira e da Folha, e acusaram a Iurd de agir de má-fé.

A matéria sobre a Iurd foi vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo em 2008.

Leia +

Igreja Universal quer indenização de colunista da Folha (Centro Knight)

*Com informações do  Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108904 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]