Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 02 de fevereiro de 2010

João Ubaldo Ribeiro é homenageado.
João Ubaldo Ribeiro é homenageado.
João Ubaldo Ribeiro é homenageado.
João Ubaldo Ribeiro é homenageado.

Foi abraçar João Ubaldo

Representando a Academia de Cultura da Bahia, o escritor Benjamin Batista, ex-presidente da Academia Feirense de Letras, participou, em Itaparica, das homenagens que a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior prestou ao consagrado escritor João Ubaldo Ribeiro, membro da Academia Brasileira de Letras, filho de Itaparica.

O evento foi coordenado pela educadora Dalva T. Lima, diretora da biblioteca e integrante da ACB. Era aniversário de João Ubaldo que recebeu vários presentes e fez exposição de seus principais livros, dentre os quais: Já Podeis da Pátria Filho, Sargento Getúlio e Viva o Povo Brasileiro, além do mais recente, Albatroz Azul. A ilha esteve em festa com familiares, amigos e intelectuais da Bahia, do Brasil e do exterior. De fato, uma justa homenagem.

Expansão

Com a expectativa de mais crescimento para o mercado imobiliário em 2010, a Brito & Amoedo Brasil Brokers já inicia o ano investindo em sua expansão. A imobiliária se prepara para, ainda no primeiro trimestre abrir uma filial em Lauro de Freitas, com foco nos imóveis direcionados para baixa renda, além de seminovos e empreendimentos do Litoral Norte.

Lançamento

Acontecerá dia 23 deste mês, no foyer da Câmara de Dirigentes Lojistas, aqui em Feira de Santana, o livro de autoria do médico Eduardo Leite, intitulado “Politica e Corrupção na Saúde –parte II.Este livro tem por finalidade principal denunciar o descaso com a saúde pública e propor soluções para que se possa ter uma saúde pública digna e eficiente para todos.

Para Wilson

Reunindo um grupo representativo de amigos da política baiana e familiares, em Vilas do Atlântico, domingo, para um almoço informalissimo, foi festejada a data aniversária do prefeito de Andarai Wilson Paes Cardoso. Foram abraçá-lo os secretários Domingo Leonelli e Lidice da Mata, deputado federal Jairo Carneiro com a desembargadora Marama, Ary da Mata, Eliezer Santos entre outros. Foi uma festa concorrida.

Carnaval de Maragogipe

Uma prévia do carnaval dos mascarados maragojipanos está desde segunda-feira, dia 1o, em exposição sob o titulo de “Maragojipe – Carnaval dos Bons Tempos” no Salvador Shopping, em SSA. A abertura foi feita com charangas e desfile de mascarados percorrendo os corredores do centro de compras. São fotos das máscaras, caretas e outras manifestações que contam a tradição do carnaval.

A mesma mostra vai ser aberta no Mercado Municipal de Maragojipe, no domingo, dia 7 de fevereiro, com apresentação da Filarmônica Dois de Julho. São mais de três séculos de tradição que envolve a cultura popular, passada pelas gerações, de pai para filho, de mãe para filha. Mesmo com as inúmeras inovações que surgem todos os anos, as características fundamentais são preservadas e dão a base da festa. O carnaval de Maragojipe foi reconhecido como patrimônio imaterial da Bahia por suas características.

Musica instrumental

Diante de uma platéia empolgada de mais de mil pessoas, o baiano Hugo San recebeu ontem, das mãos de Armandinho Macedo, o prêmio de Melhor Música Instrumental na cerimônia de encerramento do I Festival Nacional das Rádios Públicas – Arpub, no Lg. Pedro Archanjo, no Pelourinho. A música vencedora é “Sinfonia Primeira de Pagode”, um pagode tocado com orquestra. “Eu amo pagode, é um ritmo da Bahia, maravilhoso, e a prova é que foi contemplado aqui.

Quero agradecer a Arpub e todos que me ajudaram”, disse o clarinetista e trombonista após conseguir conter as lágrimas. Além dele, venceram também Guimma Moreno (RJ), com a música “Matreiro Moreno Matreiro”, na categoria Melhor Intérprete; Patrícia Polayne (SE), com a música “Arrastada”, na categorias Melhor Música com Letra e Melhor Arranjo; e Eduardo Taufic (RN), com “Ingênuo Mestre”, na categoria Melhor Instrumentista.

Aos amigos

O artista plástico feirense radicado em Salvador, César Romero,está distribuindo para os amigos, o dvd, da solenidade em que recebeu o titulo de Cidadão Soteropolitano, em concorrida solenidade na Câmara de Vereadores da capital baiana .

Temporada

Simone Bartilotti Chaves e sua filha Cristina estão em temporada de 10 dias entre Miami e Orlando, fazendo compras e cumprindo o roteiro cultural, gastronomico e de lazer das cidades.

Novo disco

O ano de 2008 foi de provações, decisões, reflexões, privações e crescimento espiritual para Eyshila, um dos mais expressivos nomes da música gospel nacional. Ela, que canta há mais de 20 anos e tem sólidos ministério e carreira, passou quase um ano sem poder exercer o dom que recebeu de Deus. Como adorar não é só cantar, ela adorou com o coração, se derramou em lágrimas, reuniu as mais lindas e inspiradas composições no disco que acaba de lançar pela MK Music: Nada Pode Calar Um Adorador. O título já diz tudo, mas o CD diz mais ainda. O ambiente de adoração foi captado ao vivo, durante culto na igreja Assembléia de Deus da Penha (Rio de Janeiro, RJ), onde Eyshila congrega com sua família, e seu marido, Odilon Santos, é um dos pastores.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Tribuna da Bahia

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Notícias da Bahia. Com. Br

Sobre Antonio José Larangeira 3072 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]