Salvador: Feira de flores reúne produtores de municípios da Bahia

Flores oriundas de produtores de municípios da Bahia.
Flores oriundas de produtores de municípios da Bahia.

Os floricultores da Central de Comercialização de Flores, no bairro de Narandiba, em Salvador, onde a Secretaria da Agricultura mantém uma feira destas plantas, estarão recebendo, nesta terça-feira (23/02/2010), encomendas para o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março . A feira funciona às terças-feiras, das 6 às 12h.

No dia 9 de março, o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, vai visitar a Central de Comercialização de Flores e participar do café da manhã que reunirá floricultores, prefeitos e secretários da Agricultura dos municípios produtores de flores, a exemplo de Maracás, Amélia Rodrigues, Camaçari, Ilhéus, Simões Filho, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Itabuna, Cachoeira e Conceição do Jacuípe. A melhoria do mercado baiano de flores é um dos assuntos que serão abordados no encontro.

A feira de flores existe desde o final do ano passado, reunindo produtores de diversos municípios baianos. Funciona num balcão com área de 1,7 mil metros quadrados. A idéia é que o espaço se torne a principal referência no estado para a comercialização de flores.

Uma das principais expectativas é que a feira impulsione o mercado baiano de flores e plantas ornamentais. Atualmente, 20% do que é comercializado na Bahia é produzido no próprio estado e o restante é importado de São Paulo. “Ainda estamos no começo. Aos poucos, vamos fortalecer a relação entre produção e comercialização”, afirma a coordenadora do Projeto Flores da Bahia, Andrea Sherer. Para ela, o importante da feira não é somente aquilo que é vendido naquele momento. “Os floricultores fazem contatos, se voltam para o mercado atacadista e de eventos”.

Segundo o especialista em flores da Seagri, Ivson Andrade, a Central de Comercialização de Flores da Bahia tem tudo para se tornar referência no país, a exemplo das centrais de Campinas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para ele, a estrutura do galpão é melhor, inclusive, que a de outros estados, como Pernambuco e Brasília. “Temos tudo para montar uma feira permanente de flores, que funcione diariamente e não apenas às terças-feiras. O importante é que mais agricultores venham para cá, aumentando a oferta e variedade de espécies de plantas”.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114919 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.