Feira de Adoção de Animais sensibiliza a população

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Foi realizada durante todo o dia desta segunda-feira (01/02/2010), a 1ª Feira de Adoção de Animais, na Praça do Engenho e da Arte, módulo 3 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O objetivo foi reduzir o número de animais domésticos abandonados no campus e chamar a atenção para os direitos dos animais.

Maria Fernanda Santos Sampaio, 12, moradora do bairro São João, foi uma das primeiras pessoas a adotar um gatinho. Ela veio com o pai, Gean Souza Sampaio, e escolheu um filhote de dois meses. “Ainda não decidi o nome dele. Vou esperar passar alguns dias para ver qual nome parece com ele.”

Todos os que adotaram assinaram um termo de compromisso, conforme informou o integrante do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA), Eraldo Medeiros. “Esperamos que essa primeira feira represente um paliativo inicial para o problema do abandono de animais na Uefs. Além disso, é mais uma oportunidade de chamar a atenção pela posse responsável”, frisou o professor.

A coordenadora do Centro Municipal de Zoonozes, Mirza Carvalho, explica que esta feira faz parte de um projeto que será desenvolvido em cada final ou início de mês em um bairro diferente. A prioridade agora é na região do entorno da UEFS. “Em 27 de fevereiro, vamos levar os animais da Uefs para incentivar a adoção no bairro Novo Horizonte, posteriormente será a vez do Conjunto Feira 6”.

A promotora de justiça da área ambiental, Ana Vitória Gouveia, que também apóia a ação, lembra que o abandono e os maus-tratos a animais é crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605 de 1998, lei penal ambiental, e pode gerar detenção de três meses a um ano e multa.

“A superpopulação de animais na UEFS, principalmente de gatos, põe risco à saúde da comunidade acadêmica. É a partir disso e do crime de abandono pela população do entorno que considero essa feira como um ponto inicial para o combate dessa prática”, salienta a promotora.

A ação foi realizada em parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana, Comitê de Ética no Uso de Animais, a UNDEC, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Associação Protetora de Animais (APA) e Núcleo de Estudos Canadenses da UEFS.

Ano passado, com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses, a UEFS castrou, vacinou, vermifugou e colocou chip em 50 gatos e 4 cães. A medida foi adotada para reduzir a reprodução descontrolada dos animais. Estima-se que pelo menos 200 gatos e 30 cães povoam o campus da Uefs.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]