Estado solicita R$ 100 milhões ao governo federal para resolver problemas causados pelas chuvas

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Aproximadamente R$ 100 milhões foram solicitados pelo Governo do Estado ao governo federal para garantir ao estado baiano recursos financeiros destinados a solucionar problemas provocados pelas chuvas.

A antecipação faz parte do planejamento estratégico organizado pela Coordenação da Defesa Civil do Estado (Cordec), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), o Derba, a Casa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Casa Militar, em parceria com as prefeituras municipais.

Nesta quarta-feira (24/02/2010), a reunião ocorreu no auditório da Casa Civil, com órgãos da Prefeitura de Salvador, onde foi registrado o maior número de ocorrências relacionado às chuvas que atingiram a capital, no ano passado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, Antonio Rodrigues, as gestões municipais têm como principal papel fazer um levantamento sobre os principais problemas que podem ser ocasionados durante os períodos chuvosos e das áreas de riscos da cidade.

Durante a reunião, Rodrigues anunciou a instalação de uma Sala de Situação com a finalidade de centralizar as demandas relacionadas com as chuvas. Ele explica que a unidade vai atender às cidades que registrem algum desastre.

“O centro vai monitorar todas as situações existentes nos municípios e agilizar as deliberações, facilitando o envio de documentos às secretarias e suas autarquias e até tomando as providências mais adequadas. A atuação proporcionará a otimização dos recursos, tornando mais ágil as ações de resposta”, afirmou Rodrigues.

No ano passado para amenizar os efeitos das chuvas que causaram diversos danos à população baiana, os governos estadual e federal liberaram mais de R$ 100 milhões para a infraestrutura das cidades como reconstrução de casas, recuperação de pontes, estradas vicinais e rodovias, sendo que, para Salvador, foram investidos R$ 49 milhões. Além disso, distribuídos 4.800 cestas básicas, seis mil colchões, quase sete mil cobertores, dois mil filtros, totalizando mais de R$ 600 mil.

De acordo com o superintendente de Urbanização da Conder, Luis Jenkins, além de fazer trabalhos de intervenção como contenção de encostas, o órgão alerta às comunidades sobre ações preventivas por meio de palestras, como evitar jogar lixos nas encostas ou no esgoto. Somente nas ações emergenciais em 2009, a Conder investiu R$ 400 mil que envolveram locação de imóveis, retiradas de entulhos.

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