Eleições 2010: Governo Lula quer Ciro Gomes no palanque do PT

Ciro Gomes, deputado federal pelo PSB do Ceará.
Ciro Gomes, deputado federal pelo PSB do Ceará.
Ciro Gomes, deputado federal pelo PSB do Ceará.
Ciro Gomes, deputado federal pelo PSB do Ceará.

O crescimento das intenções de voto na ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff – revelado pela última pesquisa CNT/Sensus – animou ainda mais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a pedir apoio do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) à pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto. Na conversa que terá com Ciro,nos próximos dias, Lula vai dizer ao ex-ministro da Integração que deseja não apenas o aval, mas a participação efetiva dele em atividades da campanha de Dilma.

“A gente vai continuar trabalhando para a popularidade subir ainda mais”, comentou Lula, em conversa com Dilma, ao analisar os números da sondagem na tela do computador instalado em seu gabinete. “De qualquer forma, Serra já está vendo a Dilma pelo retrovisor”, provocou o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP).

Lula estava bastante entusiasmado com o avanço da chefe da Casa Civil, que agora aparece com 27,8% das preferências, enquanto o governador de São Paulo lidera a corrida, com 33,2%. “Olha, Dilma, tudo está melhorando para nós”, insistiu o presidente. Em público, porém, a ministra manteve o discurso da neutralidade.“ É só uma pesquisa”, desconversou ela, em rápida entrevista, à noite.

Feita com 2 mil eleitores entre os dias 25 e 29 de janeiro, a consulta mostrou que a aprovação do governo atingiu 71,4% em janeiro, quando era de 70% em novembro. Já o desempenho pessoal de Lula subiu de 78,9% para 81,7%.

Para o comando da campanha petista, os votos de Ciro tendem a migrar para Dilma porque Lula é o maior cabo eleitoral da chefe da Casa Civil. Mais: ele que releição plebiscitária, com palanque único do projeto governista.

“O resultado desse levantamento reforça a ideia da disputa polarizada”, afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “Não vamos pôr salto alto, mas tudo indica que a eleição não vai ser aquele passeio que o PSDB e o DEM imaginavam”, emendou o presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, que tomará posse neste mês.

Na prática, os números deram mais argumentos para Lula pedir a Ciro que desista da disputa ao Planalto e concorra ao governo paulista. A estratégia tem o objetivo de garantir palanque para Dilma no maior colégio eleitoral do País e de elevar o tom da artilharia contra Serra, com Ciro na linha de frente.

Lula está convencido de que Ciro participará da campanha de Dilma. Ostaff petista quer que ele acompanhe a chefe da Casa Civil até em viagens e grave mensagem de apoio à candidata na propaganda política.

No diagnóstico do PT, o trabalho de superexposição está surtindo efeito. Lula continuará levando a ministra a tira colo nas viagens e ela tentará vestir um figurino cada vez mais popular: vai participar, por exemplo, de programas de TV mais voltados para as classes C, D e E. Marqueteiros também aconselharam Dilma a adotar linguagem cada vez mais didática. Disseram a ela que um morador da periferia pode não saber o que é drenagem urbana, mas com certeza sabe o que é combate à enchente.

*Com informações do Estado de São Paulo

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]