Desembarques no aeroporto de Salvador cresceram 11,8% em 2009

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O número de desembarques nacionais e internacionais no aeroporto de Salvador em 2009 cresceu 11,8%, em comparação com o ano anterior. Segundo a Infraero, empresa que administra o terminal, 2,9 milhões de pessoas desembarcaram na capital baiana no ano passado, contra 2,57 milhões em 2008. O número consolida o aeroporto de Salvador como o mais movimentado do Norte/Nordeste do Brasil.

Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) registram que a Bahia tem um fluxo turístico de nove milhões de pessoas/ano e um terço desse total passa pelo estado durante a alta estação, entre os meses de dezembro e março. O mesmo estudo revela também que as áreas de negócios e congressos são responsáveis por 24% do fluxo turístico do estado.

Em 2009, o maior fluxo de passageiros que chegaram à cidade se deu no segundo semestre, após a retomada do crescimento do turismo em todo o país. Entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) informam que o mau desempenho na primeira metade do ano passado foi consequência da crise econômica mundial, que reduziu o número de viagens em todo o país.

O secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, disse que a realização de eventos na capital baiana contribuiu para a retomada do crescimento do setor no segundo semestre de 2009. “Em junho, tivemos o São João da Bahia; em agosto, a Stock Car e em setembro o Congresso Brasileiro de Cardiologia. Esses eventos deram um fôlego para a hotelaria e fizeram com que os desembarques aumentassem na segunda metade do ano passado”, avaliou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120445 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.