Curso de Pintura para Crianças com Maristela Ribeiro | Por Ligia Motta

A concentração das crianças durante o curso de pintura no segundo semestre de 2009.A concentração das crianças durante o curso de pintura no segundo semestre de 2009.
A concentração das crianças durante o curso de pintura no segundo semestre de 2009.

A concentração das crianças durante o curso de pintura no segundo semestre de 2009.

Já estão abertas as matrículas para o Curso de Pintura para Crianças de 06 a 12 anos no Atelier de Maristela Ribeiro. Artista visual dona de um currículo invejável, mestra em poéticas visuais pela UFBA, pós-graduada em metodologia do ensino pela FFCL em Minas Gerais e graduada em artes visuais pela Universidade Católica do Salvador, Maristela atualmente desenvolve ações como artista-pesquisadora e coordenadora da OCA – Oficinas de Artes Plásticas do CUCA/UEFS. Desde meados dos anos 90 Maristela participa com freqüência de coletivas, salões e bienais na Bahia, em outros estados brasileiros, assim como em outros países, tendo recebido diversos prêmios e menções. Seu trabalho artístico aborda o diálogo poético com experimentações oriundas das linguagens visuais contemporâneas.

A proposta deste curso busca promover a criação de um espaço específico para a manifestação artística na infância e adolescência, através, não só da prática da pintura, como também do estudo das noções básicas para a apreciação da obra arte, portanto, visa contribuir para a aquisição de um repertório indispensável para o apreciador do futuro.
Pintar em um Atelier propicia a convivência com o artista, seu modo de criação, seus procedimentos e operações estéticas que normalmente não ocorrem em outro espaço, como por exemplo, na escola. O artista, freqüentemente percebe o mundo de modo diferente e cria formas sensíveis para interpretá-lo.

O programa do Curso consiste em: iniciação à criatividade; atividades lúdicas, histórias infantis, improvisações e jogos dramáticos; estudo da teoria das cores; vida e obra dos grandes mestres; formação de uma Pinacoteca; pintura a guache, aquarela e acrílica; e a exposição dos trabalhos realizados no Atelier.

É importante lembrar que a pintura contribui para o desenvolvimento da criança e do jovem, com benefícios que, dentre outras coisas, refletem na coordenação motora, capacidade de concentração, ritmo e percepção espacial.
Sabemos da competência de Maristela Ribeiro como artista e educadora. Aqui está a oportunidade de ampliar a sensibilidade, além de auxiliar na construção dos símbolos e da representação visual das nossas crianças. Cabe a nós estimular o contato da criança com a arte, para que ela construa uma leitura de mundo consistente. Este é o nosso maior desafio.

As aulas acontecerão todas as quartas-feiras das 16 às 18 horas. Acesse o site: http://www.youtube.com/watch?v=_n-0L3ZMZh8 e veja as crianças pintando no Atelier. Para obter maiores informações ligue para (075) 99793479.
O resultado dos trabalhos realizados no último semestre de 2009 deste curso foi apresentado no Shopping Boulevard até 21 de fevereiro de 2010.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]