Consumidores devem ter cuidado ao contratar serviços pela internet

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Identificar o servidor, verificar a segurança do site e arquivar comprovantes de transação são algumas precauções que os consumidores devem ter na hora de contratar serviços ou fazer compras pela internet, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/BA), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Cuidados como esses podem evitar fraudes, golpes, uso indevido dos dados, entre outros problemas que podem vir a ocorrer com o uso da internet para fazer compras ou transações bancárias.

Uma dica importante no momento da compra é procurar no site a identificação da loja – razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do e-mail – e optar por fornecedores recomendados por amigos ou familiares ou que possuam também estabelecimentos físicos.

Como nas transações é comum o envio de documentos pessoais, endereço para entrega e número para contato, é recomendável que os consumidores utilizem sites cujo endereço eletrônico inicie com a sigla http e que exiba no canto direito da tela um ícone em forma de cadeado, para evitar que os dados sejam interceptados e utilizados de forma indevida.

Os consumidores também devem atentar para a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação dos dados, evitar senha que já tenha sido utilizada em outros sites, analisar a descrição do produto e fazer comparações com outras marcas, verificar prazo e taxa de entrega, guardar todos os comprovantes de transação, entre outras precauções para que a contratação seja a mais segura possível. Também é bom evitar fazer compras em computadores públicos, por causa de vírus.

No caso de efetivação do pedido, sempre que a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial, o consumidor terá prazo de sete dias, a contar da assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, para desistir do contrato.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114860 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.