Comércio mundial tem maior queda desde II Guerra, diz OMC

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O comércio mundial registrou sua maior queda desde a Segunda Guerra Mundial, afirmou nesta quarta-feira o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, em visita a Bruxelas.

Ontem, a OMC revelou seus novos números sobre o fluxo de exportações e concluiu que 2009 foi o pior ano desde a década de 40. Pelos dados da Organização, a queda do comércio foi de 12% no ano passado.

Originalmente, a entidade havia estimado que a queda seria de apenas 7%. Em dezembro, promoveu uma revisão do número e identificou que a queda já havia sido de 10%.

Agora, a constatação do diretor da entidade, Pascal Lamy, é de que a crise é ainda maior. A retração teria ocorrido diante da queda dos maiores mercados consumidores, como Europa, Estados Unidos e Japão.

Para 2010, a previsão é de que haja uma recuperação. Mas a taxa seria insuficiente para compensar as perdas do ano passado. A volta do comércio internacional aos níveis de 2007 e 2008 somente ocorreria em 2012.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112594 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]