Cidadãos anônimos ganham prêmio internacional de jornalismo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Entre os 13 ganhadores do renomado prêmio George Polk de jornalismo, oferecido pela Universidade de Long Island, nos Estados Unidos, estão os responsáveis pela filmagem e divulgação na internet das imagens da morte de uma jovem baleada durante os protestos no Irã em junho de 2009.

“Esse prêmio celebra o fato de que, no mundo de hoje, um espectador corajoso com uma câmera no celular pode usar sites de compartilhamento de vídeo e redes sociais na internet para divulgar notícias”, declarou John Darnton, curador do prêmio criado em 1949. Veja o anúncio oficial (em inglês) e a lista de 13 ganhadores.

O New York Times também destacou a façanha: “O homem que colocou o vídeo na internet primeiro é um cidadão anônimo, assim como o homem que capturou as imagens em uma câmera de celular e o médico que mandou, por email, o vídeo com o título ‘por favor mostre ao mundo’.”

O prêmio de melhor reportagem internacional foi para o repórter David Rohde, do NYT, pela série “Preso pelo Taliban”, com cinco matérias multimídia sobre seu sequestro de sete meses no Afeganistão. O prêmio para carreira de destaque foi para o jornalistaGene Roberts, que transformou o jornal The Philadelphia Inquirer em uma publicação influente, com 17 prêmios Pulitzer conquistados sob sua direção.

A premiação será entregue no dia 8 de abril. Veja outras matérias sobre o prêmio.

*Com informações do Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113561 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]