Casa do Boneco inaugura Fazenda Quilombola em Itacaré

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

A Casa do Boneco inaugurou nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro de 2010, a Fazenda Modelo Quilombo D´Oiti, um afro-empreendimento que faz parte de um projeto de turismo étnico de base comunitária. A iniciativa tem o objetivo de dar vida e voz às atividades quilombolas do sul da Bahia por meio de um novo modelo de turismo.

Neste novo destino turístico do Sul da Bahia, os visitantes vão encontrar espaço para shows, lojas com artesanato, restaurante com comidas típicas, trilhas na mata e passeios pelo Rio de Contas: uma aventura pelo que há de mais original na cultura quilombola. “A inauguração da Fazenda D´Oiti é um marco para os quilombolas. Aqui serão desenvolvidas várias atividades que fortalecerão nossa história. Vamos resgatar nossas tradições, melhorar a qualidade de vida da nossa gente e oferecer lazer, culinária, cultura e muita alegria aos nossos visitantes”, disse uma das coordenadoras da Casa do Boneco, Sayonara Malta.

O programa de inauguração incluiu uma cerimônia interna com integrantes da Casa do Boneco, do Terreiro de Matamba Tombenci Neto e da Rede Mocambos, com plantação de mudas de Baobá. Segundo os coordenadores do projeto, no Brasil, existem poucas árvores desse gênero, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas. O evento também conta com apresentações dos grupos de dança “A Morte do Rei Guerreiro”, do “Grupo Raízes” e da “Banda Gongobira”, que reforçam os objetivos da Casa do Boneco de manter viva a cultura de raízes.

A Casa do Boneco atua há 20 anos em Itacaré, promovendo entre jovens da região a valorização da cultura negra. Este novo projeto apresenta uma alternativa aos roteiros turísticos convencionais por meio do Turismo de Base Comunitária, um modelo de gestão do turismo aplicado em comunidades rurais e tradicionais. A Casa do Boneco faz parte da Rede Sul da Bahia Justo e Sustentável, uma ampla mobilização que busca favorecer o desenvolvimento do sul baiano baseado nos pilares da sustentabilidade.

Programação de inauguração e agendamento de visitas

A programação de inauguração da Fazenda Modelo Quilombo D’Oiti continua entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro com o Encontro Mutuê Ngangu, que será aberto ao público. Serão realizadas palestras, painéis e oficinas promovidas pela Rede Mocambos, pelo Terreiro de Matamba Tombenci Neto e Coco de Umbigada. As atividades terão como destaque temas como software livre e apropriação tecnológica da população negra, tambores africanos, religiosidade africana, gênero e cultura.

Além da agenda especial, a fazenda também já está aberta a visitação pública, mas é preciso fazer reserva antecipada. As inscrições para as oficinas e palestras são gratuitas e podem ser feitas com a Casa do Boneco pelo email [email protected] ou pelos telefones 73 8138 0927/ 73 9923 5088. Por este mesmo email e telefones, também é possível agendar uma visita à Fazenda Modelo Quilombo D´Oiti.

Sobre a Rede Sul da Bahia Justo e Sustentável:

A Rede Sul da Bahia Justo e Sustentável é uma mobilização de organizações locais e nacionais/internacionais que atuam na região. Seu objetivo é apoiar e estimular iniciativas de desenvolvimento para o sul baiano, baseado nos pilares da sustentabilidade – desenvolvimento econômico, respeito ao meio ambiente e à cultura, e justiça social. Criada em outubro de 2009, a Rede já soma mais de 130 associados, com ações nos campos da economia e geração de renda, da saúde, da educação, do meio ambiente, do turismo, entre outros. Mais informações e formas para associação, pelo site

*Com informações de Sayonara Malta

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111094 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]