Cantora e regente do Brazilian Voices leva o nome do Brasil na música

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Ritmos diversificados ganham vida pela voz de brasileira.

Uma voz doce e afinada que transporta o público para o mágico mundo da bossa nova. Seria a melhor definição para o instrumento de trabalho de Beatriz Malnic (www.beatrizmalnic.com). Como cantora, professora e regente, a brasileira não cansa de divulgar a MPB. Por isso mesmo, continua colhendo os frutos de uma carreira de sucesso.

A maior das alegrias que a cantora vive no momento é a passagem para a segunda fase do Press Award, evento que premia talentos brasileiros no exterior. O resultado ainda não saiu, mas ter ganho o voto de artistas e da mídia deixa uma gosto de vitória para a cantora. “Estou ansiosa e muito contente de ter passado para a segunda etapa”, confidenciou a artista, moradora de Weston, Flórida, e mãe de duas filhas.

Ao ouvir a voz de Beatriz, tem-se a impressão de que ela foi feita especialmente para cantar bossa nova, ritmo aclamado por brasileiros e americanos. Não há dúvidas de que o conhecido ritmo tem grande receptividade nos Estados Unidos, fato confirmado pela artista. Na interpretação da cantora, as notas passeiam pelos ouvidos mais exigentes e não deixam nenhuma dúvida quanto ao talento dela.

Depois de obter o canudo em música na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Beatriz acompanhou ninguém menos do que Toquinho. Durante cinco anos, foram apresentações na América do Sul, Itália e Alemanha e participações em vídeos e gravações. O rico currículo traz ainda gravações com Chico Buarque, Geraldo Vandré, Maria Creuza e Roberto Menescal.

A chegada aos Estados Unidos no ano de 1996, por razões pessoais e familiares, foi vista como uma oportunidade para continuar a bem sucedida carreira. “Gostei do país e me adaptei”. Da união do útil ao agradável nasceu uma das mais aclamadas vozes do sul da Flórida. Nasceu também o Brazilian Voices. Fundado por Beatriz em 2001, o grupo de vozes femininas é uma ONG que tem o apoio dos governos americano e brasileiro. Este último disponibiliza verbas para a ONG desde o ano passado.

Mudança de ritmos com notas afinadas

Além da bossa nova, Beatriz se permite cantar rock, chorinho e clássicos de Villa-Lobos. “É importante mostrar um pouco de cada ritmo”. A cantora lembra do sucesso alcançado por Sérgio Mendes, músico brasileiro que mistura vários ritmos. “Ele é ousado. Claro que os mais conservadores não gostam muito”. O repertório tão diversificado dá espaço para escutar axé e pagode. A cantora, porém, reconhece suas limitações na hora de interpretar. “Não é o meu forte”.

Sabedora de que o mundo inteiro aprecia nossa música, Beatriz aproveita para surfar nesta onda e ir ainda mais além. Para ela, o Brasil está na moda e ganha destaque também nos esportes, principalmente por causa da realização das Olimpíadas 2016 e da Copa do Mundo de 2014. “A gente pode aproveitar esta fase e extrapolar um pouquinho”.

Vivendo integralmente para a música, Beatriz ainda encontra espaço para ser regente de um coral de adolescentes americanos. Em meio a tantos compromissos, negocia uma apresentação do Brazilian Voices na Colômbia para o segundo semestre deste ano. O grupo já se apresentou duas vezes na Espanha.

Com muito orgulho, a cantora fala dos ensaios do grupo. “Quem ouve tem a impressão de estar no Brasil”. E é com este coração bem brasileiro que o Brazilian Voices fará um grande concerto no dia 22 de outubro próximo, no Broward Center em Fort Lauderdale. Dentro de aproximadamente 3 meses, Beatriz grava o DVD “Bossa & Blues” ao vivo, também em Fort Lauderdale. O CD de mesmo nome está concorrendo ao Press Award.

*Com informações da Comunidade News

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115189 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.