Câncer mata mais do que Aids, malária e tuberculose juntas

Nesta quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Organização Mundial da Saúde alerta para um fator fundamental: a prevenção.

Mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer todos os anos. A doença mata mais do que a Aids, a malária e a tuberculose juntas, segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS.

Nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a agência da ONU alerta para um fator fundamental, a prevenção.

Medidas

Segundo a OMS, dois em cada cinco casos poderiam ser evitados se algumas medidas para limitar o aparecimento da doença fossem tomadas.

A Organização Mundial da Saúde cita a interrupção do uso do tabaco, o limite de consumo de álcool, a pouca exposição ao sol e a manutenção de peso saudável.

Dados do Instituto Nacional de Câncer do Brasil, Inca, divulgados nesta quinta-feira com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, revelam que 19% dos casos no país poderiam ser prevenidos com combate à obesidade.

Alimentação

O diretor geral do Inca, Luiz Antonio Santini, disse à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, que alimentação saudável é essencial.

“Alimentação adequada pode prevenir câncer de duas maneiras principais. A primeira pela redução da ingestão das coisas que sabemos que tem relação de risco com câncer, por exemplo, álcool e gordura. A alimentação também pode ser um fator de proteção em relação a alguns outros tipos de câncer”, afirmou.

A pesquisa do Inca mostra que 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe, 60% dos tumores de esôfago e 41% de estômago também poderiam ser evitados no Brasil com a combinação entre alimentação adequada e exercícios físicos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141304 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário