Areva vai converter urânio no Brasil por US$ 32 milhões

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

A empresa francesa Areva, líder no setor de energia nuclear, anunciou nesta segunda-feira, em Paris, a assinatura de um contrato com as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) para o fornecimento de serviços de conversão de urânio no valor de US$ 32 milhões. Nos próximos cinco anos, a Areva fará a conversão de 2.520 toneladas de concentrado de urânio, também chamado yellow cake, em hexafluoreto de urânio para a central nuclear de Angra dos Reis (Angra 1 e 2), no Rio de Janeiro. O serviço é uma das etapas do processamento de urânio, o chamado ciclo do combustível nuclear.

Em comunicado divulgado na capital francesa, a Areva afirma estar honrada de ter sido escolhida para o negócio. “Esse sucesso comercial confirma a posição da Areva como líder mundial na conversão de urânio”, diz o texto. A empresa francesa, que venceu a licitação internacional organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, vai substituir a canadense Cameco, ex-fornecedora do serviço.

Segundo a Areva, outros acordos com o Brasil podem ser fechados nos próximos anos. A usina de Angra dos Reis será ampliada e o novo complexo de Angra 3 tem inauguração prevista até 2015, o que abre novas perspectivas de negócios para a empresa francesa.

*Com informações da RFI

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.