
Nações Unidas reforçam contribuição com o movimento olímpico; objetivo é destacar as Metas de Desenvolvimento do Milênio.
Os Jogos de Inverno na cidade canadense de Vancouver são uma excelente oportunidade para o reforço de um relacionamento estreito e produtivo entre as Nações Unidas e o movimento olímpico.
A afirmação foi feita nesta quinta-feira, pelo conselheiro especial de Ban Ki-moon para Esporte pela Paz e Desenvolvimento, Wilfried Lemke, na véspera da abertura dos jogos.
Metas do Milênio
Várias agências e programas da ONU estarão presentes em Vancouver para reforçarem a contribuição dos esportes para a realização das Metas do Milênio.
No sábado, Wilfried Lemke representará o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, Achim Steiner, em um jantar que irá celebrar os esforços para tornar as Olimpíadas de Inverno mais verdes.
A agência da ONU e o Comitê Olímpico Internacional, COI, assinaram uma parceria em 1994 para incorporar questões ambientais na organização dos jogos.
No total, 15 agências da organização estabeleceram acordos com o COI. O Programa Conjunto da ONU sobre HIV-Aids, Unaids, ajudou a desenvolver um kit que é entregue a todos os atletas que participam do evento em Vancouver.
Trégua
No início desta semana, Ban Ki-moon e o presidente da Assembleia-Geral, Ali Treki, apelaram a uma trégua durante os Jogos Olímpicos de Inverno, pedindo aos países em conflito que deixem de usar armas durante o evento.
A tradição faz referência à Grécia antiga e foi originalmente defendida pelos fundadores dos Jogos, há mais de 2,7 mil anos.
*Com informações da Rádio ONU